A estudante Sarah Melo, de Engenharia da Computação, conquistou duas medalhas na competição

O CIn-UFPE conquistou duas medalhas na final da 2ª Maratona Feminina de Programação (MFP), realizada no último sábado (15) em Campinas. O Centro foi representado pelas estudantes Bonna Borsoi (CC), Iasmin Gomes (CC), Sarah Melo (EC) e Victoria Silva (EC). Sarah conquistou uma medalha de prata, terminando em 5º lugar do ranking geral, e uma de ouro, por ter se consagrado a melhor competidora do Nordeste. Na primeira fase, em abril deste ano, a aluna havia conquistado o sétimo lugar no ranking geral, empatada com as primeiras colocadas na quantidade de problemas resolvidos (6 de um total de 7 questões).

Nascida da necessidade de ampliar a participação de mulheres e pessoas não-binárias na área de computação, a MFP surgiu em 2023 como um evento anual, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e apoiado pelo Instituto de Computação (IC) da Unicamp. Além da competição, a Maratona Feminina de Programação também oferece palestras de carreira e outras atividades destinadas à capacitação de mulheres na tecnologia. A segunda edição da competição abrangeu 123 participantes, de diversos países da América Latina.

O evento consiste em uma competição de programação de duas fases – a primeira fase sendo online, enquanto a segunda, presencial – voltada ao público feminino e no formato individual, no qual as competidoras devem, durante um tempo determinado, utilizar seus conhecimentos sobre linguagens e técnicas de programação para solucionar o maior número de problemas com a maior agilidade possível.

Estudantes do CIn-UFPE com interesse em programação competitiva devem procurar o professor Gustavo Carvalho (ghpc), responsável pelo grupo MaratonaCIn, que treina estudantes do Centro para participar de maratonas de programação.