O periódico reúne conquistas e resultados de destaque da pesquisa científica realizada por professores e alunos do Centro

Nesta terça-feira, 25 de junho de 2024, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança a Revista Pesquisa CIn com a divulgação de resultados científicos de destaque para a sociedade. O projeto traz conteúdos de divulgação científica voltados para o público externo ao CIn, com temas que tratam de avanços em tecnologia da informação, inovação e impacto social. Os destaques em Computação Quântica, Visualização de Dados e Computação Evolutiva, presentes na primeira edição da revista, são resultados do trabalho de pesquisadores do CIn validados e publicados em eventos e periódicos científicos de prestígio internacional. O download da Revista Pesquisa CIn pode ser realizado no site do CIn-UFPE.

O lançamento ocorre em meio às comemorações dos 50 anos do CIn-UFPE, celebrando a pesquisa, ensino e parcerias relevantes para a sociedade. Paulo Borba e Sérgio Soares, diretor e vice-diretor do Centro, respectivamente, esperam que, através da revista, as ações, resultados, e conquistas alcancem mais pessoas, de uma forma complementar ao que já é divulgado nas redes sociais do CIn-UFPE. Divanilson Campelo, professor e vice-coordenador de Pesquisa do CIn-UFPE, destaca que a revista surge para “popularizar a ciência e democratizar o acesso ao conhecimento científico gerado no CIn”.

A Revista Pesquisa CIn conta com a coordenação editorial de Paulo Borba e Sérgio Soares; George Cavalcanti e Divanilson Campelo, coordenador e vice-coordenador de Pesquisa; Silvia Matos, assessora de Comunicação; e Carla Porfirio, assistente de Comunicação. A redação é de Henrique Tenório, Gabriela Albuquerque e Lara Nepomuceno, com projeto gráfico de Eduarda Carla Lima da Silva, integrantes da equipe de comunicação do Centro.