Material auxilia professores, alunos e estudiosos da área de Inteligência Artificial Generativa
Desde 2020, o Centro de Informática da UFPE tem se destacado na área de Inteligência Artificial (IA) Generativa, sendo a primeira instituição de ensino do país a promover a disciplina “Criatividade Computacional”, ministrada pelos professores Filipe Calegario e Giordano Cabral. Dedicando seus estudos à área, o professor Calegario foi responsável por desenvolver o repositório “Awesome Generative AI” na plataforma GitHub. Voltado à comunidade acadêmica e a entusiastas da área de Inteligência Artificial Generativa, o repositório já conta com a participação de mais de 70 contribuidores.
“A motivação para criar este repositório surgiu da necessidade de criar um roadmap para os interessados em tópicos da IA Generativa terem um ponto de partida”, conta Calegario. “A quantidade de informações e a constante evolução da área podem gerar confusão, então, o objetivo do repositório é facilitar o acesso e a exploração dessa tecnologia emergente ”, aponta.
O “Awesome Generative AI” é um compêndio curado de referências em IA Generativa, que abrange uma vasta gama de categorias, que incluem artigos acadêmicos, projetos, ferramentas, bibliotecas e trabalhos artísticos. Através de atualização regular, o repositório assegura que os usuários tenham acesso aos dados mais recentes e relevantes da área.
O repositório também oferece uma estrutura bem definida, na qual cada seção representa uma categoria específica relacionada à IA generativa. As referências são listadas em ordem cronológica reversa dentro de cada seção, permitindo que os usuários acompanhem as evoluções mais recentes da área, além de explorar recursos mais antigos conforme seu interesse. A criação do professor Calegario recebeu 2162 estrelas, além de ter sido replicado 323 vezes desde então, evidenciando a qualidade e a utilidade das informações disponibilizadas.
Entre os diversos tópicos abordados, um dos destaques é a seção de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), que explora temas como engenharia de prompt, geração aumentada por recuperação (RAG), avaliação de LLMs, busca semântica e agentes baseados em LLM. Essa seção é especialmente útil para aqueles que desejam entender e aplicar as mais recentes inovações em LLMs.
O “Awesome Generative AI” é aberto a contribuições, incentivando a comunidade a submeter novos recursos e atualizar informações por meio de Pull Requests, ajudando a manter a excelência e a relevância do repositório. “Este repositório é uma valiosa ferramenta para pesquisadores, estudantes e entusiastas que desejam se aprofundar na IA generativa, fornecendo um ponto de partida organizado e constantemente melhorado para essa área em rápida evolução”, Calegario conclui.
Sobre o professor – Filipe Calegario é doutor em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn), UFPE, com pesquisas em criatividade computacional, IA generativa, computação musical e design de interação de novas interfaces para expressão criativa. É um dos fundadores da Batebit Artesania Digital e um dos coordenadores do MusTIC, grupo de pesquisa em arte, tecnologia e criatividade do CIn-UFPE. É coordenador do GERAIA, grupo de pesquisa e aplicações de IA gerativa. Foi contemplado em duas edições do Rumos Itaú Cultural para o desenvolvimento do aplicativo musical Tocada (2014) e o aprimoramento do kit de ferramentas para experimentação de instrumentos musicais digitais Probatio (2018). Em 2019, publicou o livro intitulado “Desinging Digital Musical Instruments with Probatio: A Physical Prototyping Toolkit” (“Projetando Instrumentos Musicais Digitais Utilizando Probatio: Um Kit de Ferramentas de Prototipação Física”).
Acesse o repositório:https://github.com/filipecalegario/awesome-generative-ai/
Comentários desativados