Os resultados apresentados são parte da pesquisa de doutorado de Dayvid Castro orientado pelo professor Cleber Zanchettin do CIn e co-orientado pelo professor Byron Bezerra da UPE

Em 18 de junho de 2024, o trabalho de Dayvid Castro, doutor em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE, Cleber Zanchettin, professor do CIn-UFPE, e Byron Bezerra, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), recebeu o prêmio de melhor artigo completo (best full paper) do Workshop LatinX in Computer Vision (LXCV). O LXCV integra a Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões (CVPR 2024), principal evento internacional da área, que ocorreu em Seattle, Estados Unidos. Os resultados apresentados no artigo “End Approach for Handwriting Recognition: From Handwritten Text Lines to Complete Pages” fazem parte da pesquisa de Doutorado de Dayvid Castro desenvolvida no CIn-UFPE e co-orientada pelos demais pesquisadores autores.

O artigo apontou como o reconhecimento de documentos manuscritos (HDR) enfrenta desafios significativos em eficiência computacional, limitando a sua aplicação prática. A partir disso, foram desenvolvidas técnicas capazes de transcrever automaticamente imagens de páginas inteiras de documentos manuscritos em texto com custo computacional significativamente reduzido, atingindo até 65% na redução de consumo de memória comparado aos melhores modelos da literatura. É possível acessar o artigo completo gratuitamente.

Dayvid Castro explica que “em um contexto social, a tecnologia desenvolvida pode ser um facilitador na preservação e acessibilidade de patrimônios culturais para futuras gerações através da transcrição automática de manuscritos históricos”. Já no cenário acadêmico, pesquisadores podem se beneficiar dessas inovações, explorando e aprimorando o modelo proposto, ou até mesmo aplicando-o em outras áreas de aplicação.

O Workshop LatinX in Computer Vision (LXCV) busca incentivar a inovação em inteligência artificial pela comunidade científica latino-americana. Para o doutor em Ciência da Computação, a conquista do título de melhor artigo completo “representa o reconhecimento da relevância dos resultados obtidos pela pesquisa no campo da Visão Computacional e fortalece a visibilidade dos autores e do CIn-UFPE, abrindo portas para novas colaborações e oportunidades”.