Trinkenreich é vencedora do prêmio ACM SIGSOFT 2024 na categoria de melhor tese de doutorado em Engenharia de Software

No dia 23 deste mês, a pesquisadora Bianca Trinkenreich ministrará a palestra “Lugar de mulher é onde ela quiser! Vôos altos para todas” no Centro de Informática (CIn) da UFPE. A apresentação será realizada no Anfiteatro do CIn às 13h, com transmissão no Youtube através do canal do Centro. O evento abordará a trajetória de Bianca Trinkenreich, que iniciou a carreira na indústria de Tecnologia da Informação (TI) e, em fevereiro deste ano, conquistou o título de melhor tese de doutorado de Engenharia de Software na ACM SIGSOFT 2024.

Tendo dedicado seus estudos à área de Aspectos Humanos da Engenharia de Software, o tema da tese premiada de Bianca ressalta a importância da participação de mulheres no mundo do Software Livre. Na palestra, a pesquisadora também discutirá as facilidades e os desafios que enfrentou em sua jornada, além de compartilhar as experiências que teve no Brasil e no mundo, e dicas para conciliar a vida de mulher, esposa e mãe com a carreira de engenheira de software.

Sobre a palestrante – Bianca fez mestrado na UNIRIO, doutorado na Northern Arizona University e pós doutorado na Oregon State University, pesquisando Aspectos Humanos da Engenharia de Software. A partir de agosto deste ano, Bianca será professora da Colorado State University, e vai pesquisar como times de desenvolvimento de software podem trabalhar de forma cada vez melhor para produzirem também um software cada vez melhor. Ela é a primeira autora de artigos publicados em renomados eventos e periódicos de Engenharia de Software, e suas contribuições foram reconhecidas com prêmios, incluindo o Distinguished Paper Award na ICSE Technical Track 2023, o Best Paper Award na ICSE SEIS 2022, e uma Menção Honrosa no CSCW 2020.