Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Orientador: Prof. José Augusto Suruagy Monteiro
Título: Interfaces Distribuídas: método para interoperabilidade de dados
Data: 26/07/2024
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Nelson Souto Rosa (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Frederico Araújo Durão (UFBA / Departamento de Ciência da Computação)
Prof. José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A interoperabilidade, definida como a capacidade de diferentes sistemas trocarem e utilizarem informações, é essencial para a comunicação eficaz entre eles. A crescente necessidade de interoperabilidade tem reflexos significativos em cenários tecnológicos avançados, particularmente em Big Data, IA, IoT e Indústria 4.0; e seu impacto é a promoção da transformação digital em larga escala. No entanto, alcançar a interoperabilidade é um desafio devido à falta de padronização e à heterogeneidade dos formatos de dados e operações de cada sistema. Se por um lado a proposta da Web Semântica é estruturar e organizar informações de forma que sejam compreensíveis não apenas por humanos, mas também por máquinas, a tecnologia Blockchain a complementa, pois oferece um registro descentralizado, transparente e praticamente imutável dos dados. Embora a junção entre essas tecnologias ainda esteja emergindo, elas têm o potencial para revolucionar as práticas de troca e armazenamento de dados. A presente pesquisa explora a integração de blockchain com a definição de interfaces de dados para melhorar a interoperabilidade de REST APIs, visando facilitar a integração segura e transparente dos dados. Ela especifica um método para interoperabilidade usando blockchain para armazenar versões de interfaces de dados de forma pública, imutável e acessível. A metodologia utilizada combina revisão teórica; definição de requisitos e arquitetura; especificação do projeto; exemplos de aplicação que fomentam a importância da interoperabilidade; implementações; resultados e análise final. Os resultados alcançados incluem: o desenvolvimento de uma linguagem para descrição de dados compatível com registro em blockchain e própria para a criação de REST APIs; a elaboração de contratos inteligentes para funcionamento em blockchain; o detalhamento sobre o acesso à biblioteca pública e colaborativa de interfaces disponível em blockchain; e a implementação de um gerador automático de API REST a partir da linguagem desenvolvida. Neste trabalho também são apresentados exemplos de uso. Ao fim, os resultados são analisados e apresentam-se oportunidades de expansão da pesquisa.

Palavras-chave: Interoperabilidade, Blockchain, REST APIs, Interfaces de Dados