Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 631

Aluno: Clovis Holanda do Nascimento
Orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia
Coorientador: Prof. Ricardo de Andrade Araújo (Instituto Federal do Sertão Pernambucano)
Título: Um Método para Desambiguação Lexical de Sentidos no Idioma
Português Brasileiro para Tarefas de Processamento de Linguagem Natural.
Data: 30/07/2024
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno

Banca Examinadora:
Prof. Leandro Maciel Almeida (UFPE /Centro de Informática)
Prof. Cleber Zanchettin (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues (UPE / Escola Politécnica de PE)
Prof. Rafael Roque de Souza (UNICAP / Escola Unicap-Icam Tech)

Prof. Leonardo Castro Botega  (UNESP /PPGCC )

RESUMO:

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) e a Inteligência Artificial (IA) têm avançado significativamente nos últimos anos, possibilitando o desenvolvimento de diversas tarefas, como tradução automática, sumarização de textos, análise de sentimentos e análise de discurso. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a ambiguidade da linguagem natural. Um dos problemas causados pela ambiguidade é a dificuldade de determinar o sentido adequado de uma palavra em um contexto específico. Por exemplo, a palavra “mouse” pode significar um periférico de computador ou um animal, dependendo do contexto. Essa limitação pode levar a uma interpretação semântica incorreta da sentença processada. Nos últimos anos, os modelos de linguagem (LMs) têm fornecido um novo impulso ao PLN e à IA, inclusive na tarefa de desambiguação lexical de sentido (DLS). Os LMs são capazes de aprender e gerar textos, pois são treinados em grandes quantidades de dados. No entanto, no idioma português, ainda existem poucos trabalhos sobre DLS usando LMs. Diante deste cenário, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um método para DLS para o idioma português. Para isso, utiliza o modelo de linguagem BERTimbau, que é específico para o português. Os resultados serão avaliados utilizando as métricas estabelecidas na literatura, e também comparados com os trabalhos relacionados.

Palavras-chave: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial, Desambiguação Lexical de Sentido, Modelos de Linguagens.