O evento aconteceu no dia 13 deste mês e foi sediado pelo Senac, no Porto Digital

No dia 13 deste mês, a startup do Centro de Informática, RedduoAI, foi classificada em 1º lugar durante o Demoday Early Stage, promovido pelo Polo Tecnológico e Criativo (PoloTec) da UFPE. O Demoday é uma iniciativa que busca proporcionar uma visão completa da Incubadora PoloTec, destacando os projetos em andamento, as inovações tecnológicas desenvolvidas pelas startups e as iniciativas de suporte ao empreendedorismo inovador entre estudantes e docentes da universidade. O evento foi sediado pelo Senac, no Porto Digital.

A startup RedduoAI surgiu do GERAIA, grupo de pesquisa e aplicações em Inteligência Artificial Generativa, coordenado pelo professor Filipe Calegario. O projeto, que é liderado por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, foca na construção de agentes avaliadores baseados em grandes modelos de linguagem para aplicações em educação. Assim, é possível observar o compromisso e a capacidade dos estudantes em aplicar conhecimentos avançados para solucionar problemas reais através da tecnologia.

Filipe Calegario, professor do CIn, atua como Cientista Chefe. Eric de Lima, de SI, e Matheus Alves, de CC, atuam como desenvolvedores. Débora Moura, de Biomedicina, atua como executiva. Kaique Bonfim, de Administração, atua como Product Designer. A startup também contou com apoio dos estudantes Victor Amarante e Gabriel Walisson de SI e Vitor Negromonte de Estatística.

O Pitch do Redduo.ai impressionou a banca de avaliadores externos, composto por gerentes e coordenadores de inovação do Sebrae e Porto Digital, que avaliaram diversos critérios incluindo impacto social, mercado, maturidade da solução, modelo de negócio, aspecto empreendedor e gestão, ficando em 1º lugar dentre as 12 startups apresentadas.

Este reconhecimento não apenas ressalta o excepcional potencial de inovação e empreendedorismo dos estudantes envolvidos, como também reafirma a posição do CIn como um celeiro de talentos e inovação. O centro é reconhecido por sua tradição em fomentar avanços tecnológicos e soluções disruptivas, contribuindo significativamente para o ecossistema de tecnologia e inovação do país.