Grupo CoDes propaga o embate à divulgação de conteúdos falsos na Internet

O CoDes, Combate à Desinformação e ao Discurso de Ódio, é o novo Grupo de Pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Comandada pelo Professor George Darmiton, a equipe é composta por discentes do Doutorado, Mestrado e Graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Letras; além de membros associados de universidades estrangeiras. Com ferramentas de Inteligência Artificial e foco em Aprendizagem de Máquina e Processamento de Linguagem Natural, o grupo visa analisar e desenvolver técnicas que combatam a propagação de desinformação, fake news e o discurso de ódio no meio on-line.

No site oficial do CoDes (codes.cin.ufpe.br), as informações podem ser acessadas notícias e artigos científicos relacionados com a detecção de notícias falsas e com o discurso de ódio e, também, com a lista dos integrantes do grupo. O grupo tem como principal objetivo formar profissionais especializados nas áreas de pesquisa do grupo, além de ser um ambiente propício para o debate sobre métodos e ideias que visam ampliar a efetividade dos algoritmos e o fortalecimento da democracia.