Iniciativa visa apoiar startups digitais e transformar projetos acadêmicos em negócios de base tecnológica em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

O Centro de Informática (CIn) da UFPE divulgou nesta semana o edital do processo de seleção de equipes para a turma 2024 do Programa de Qualificação Empreendedora Sandpit. O espaço de formação empreendedora criado pelo CIn-UFPE busca fomentar e apoiar startups de estudantes e pesquisadores acadêmicos. As inscrições devem ser realizadas através de formulário entre os dias 20 e 26 de agosto. Podem submeter projetos equipes que incluam pelo menos um membro com vínculo ativo ou de no máximo cinco anos com o Centro de Informática. Confira mais informações no edital.

O processo seletivo será dividido em quatro etapas: análise da documentação, banca externa de pré-seleção, entrevistas com consultores do programa e, por fim, publicação dos resultados por meio do site (http://cin.ufpe.br) e das mídias e redes sociais oficiais do CIn. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 25 de setembro, e o início do programa em 01 de outubro.

A partir da disponibilização de infraestrutura, capacitação e oportunidades de networking – com o ecossistema empreendedor local e instituições de renome – para os candidatos aprovados, a premissa da pré-incubação é transformar ideias promissoras em negócios de base tecnológica devidamente executados.

As equipes aprovadas entrarão na modalidade de projetos residentes, tendo acesso ao espaço do Sandpit, e passarão por uma avaliação contínua durante o programa, que também contemplará workshops, palestras e apresentações de progresso no decorrer de um período de permanência máxima de 12 meses.

O Sandpit é uma atividade descentralizada de pré-incubação da Incubadora do Parque Tecnológico da UFPE, regulamentado pela Portaria Normativa n.05/2022, a qual institucionaliza o funcionamento do Parque Tecnológico e da Incubadora de Empresas da UFPE.