Palestra ocorre na terça-feira, 20, a partir das 10h, no Auditório Samsung/CIn

O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe no dia 20 de agosto o professor João Araújo, egresso do Mestrado de Engenharia de Software do CIn-UFPE e docente da Universidade NOVA de Lisboa. Apresentada no Auditório Samsung/CIn, a palestra “A Systematic Approach to Derive Conceptual Models from BPMN Models aided by ChatGPT” começa a partir das 10h. Na ocasião, o professor, PhD pela Lancaster University, dissertará sobre a difícil abordagem que muitas empresas têm para alinhar modelos de negócio e conceituais, geralmente representados em Business Process Model and Notation (BPMN) e diagramas Unified Modeling Language (UML), respectivamente.

Segundo ele, o problema surge intrinsecamente nas corporações de sistemas digitais e na forma de divisão de responsabilidades entre seus funcionários. Nesse cenário recorrente, a equipe não domina inteiramente ambos os modelos, e sem essa integração entre eles, a conversão do BPMN para um diagrama UML torna-se uma tarefa extremamente complexa pelas diferenças existentes entre ambas. Para tal, Araújo promove o desenvolvimento de um software que utilize o ChatGPT para extrair informações contextuais de um diagrama BPMN e efetuar a transição para um diagrama UML. O professor usará a palestra para demonstrar como essa conversão pode ser feita de modo sistemático e a capacidade das ferramentas de Inteligência Artificial para otimizar tarefas gerais de gerenciamento.

Sobre o palestrante – João Araújo is an associate professor at Universidade NOVA de Lisboa and a full member of the Portuguese research center NOVA LINCS. He holds a Master’s and a PhD in Software Engineering, respectively, from the Federal University of Pernambuco and Lancaster University, UK. He has published several papers on Requirements Engineering (RE), Advanced Modularity and Model-Driven Engineering (MDE) in journals, international conferences and workshops. He has also been involved in projects such as AMPLE (funded by the European Union) and Aspects for Space Domain (funded by ESA) and has participated in the organization of several conferences such as RE, MoDELS, ICSE, ECOOP, AOSD. João was the general co-chair of the IEEE Requirements Engineering conference in Lisbon in 2017 and was awarded the most influential paper of AOSD 2013, and best paper of Caise 2014, among others.