Palestra foi ministrada em 11 de julho, na República Tcheca

A EuroPython 2024, maior conferência europeia da linguagem de programação, reuniu desenvolvedores, pesquisadores, empresas e universidades entre os dias 7 e 14 de julho em Praga, na República Tcheca. No último dia 11, o evento recebeu Soraya Roberta, doutoranda em Ciência da Computação pelo Centro de Informática, que discorreu sobre seu método de ensino de habilidades em pensamento computacional: CompiledPoem.py: Teaching about diversity and Python through poem. Desenvolvido sob orientação da professora Patrícia Tedesco, docente do Centro desde 2002, o projeto aborda a aprendizagem de Python através da diversidade, a partir do uso de poemas como instrumentos educativos.

Na ocasião, a potiguar demonstrou a eficácia da Poesia Compilada através da prática. Os participantes que estavam presentes aprenderam a criar funções, estruturas condicionais e de repetição enquanto Soraya utilizava a linguagem Python para abordar temáticas minoritárias e sobre diversidade, em temas como homofobia, racismo, misoginia e xenofobia. A apresentação fez parte da trilha Education, Community and Diversity da conferência, com duração estimada de 45 minutos. O desenvolvimento da pesquisa se iniciou em dezembro do ano passado e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. De acordo com a desenvolvedora, o projeto já mudou a vida de diversos alunos e professores, e um curso remoto será lançado com utilização da Poesia Compilada para formação docente de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos.

Sobre a palestrante – Nativa de Jardim do Seridó (RN), Soraya Roberta se formou em Sistemas da Informação em 2019 pela UFRN, onde concluiu seu mestrado em 2022. Candidata ao doutorado pelo Centro de Informática da UFPE, Soraya publicou seu primeiro livro “print(my first print)” e criou também o podcast “Making Art With Code”, dissertando sobre artesanato e programação. A discente atualmente desenvolve novas ferramentas para gestão de projetos e formação de docentes, além de ser membra da Comunidade Brasileira de Python, da Pyladies Natal, focada em programadoras de Python na capital do Rio Grande do Norte, e do grupo CIntia, do Centro de Informática (CIn) da UFPE.