Com uma solução inovadora para vestibulandos com TDAH, o time do CIn-UFPE representa Pernambuco em competição nacional de tecnologia

A equipe Maia Tech, formada por estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE, alcançou a fase regional do Desafio Liga Jovem 2024. Após meses de desenvolvimento e com uma solução voltada para auxiliar vestibulandos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o projeto foi selecionado como um dos seis melhores de Pernambuco. Agora, a equipe se prepara para representar o estado em uma das principais competições de inovação tecnológica do Brasil.

A Maia Tech é uma mentora de aprendizagem com inteligência artificial, projetada para proporcionar uma educação inclusiva e personalizada. O foco principal da equipe é ajudar estudantes neurodivergentes a se prepararem para o ENEM de forma mais eficaz, por meio de planos de estudos únicos e acompanhamento contínuo de desempenho. A equipe, composta por Dayane Camile Bezerra de Lima, Aldo dos Santos Ferreira Lemos, Yuumi Kunii, Celeste Azul Gomes de Gouveia Pereira e Juliana Talita Silva, contou com a orientação do professor Filipe Calegario ao longo de todas as fases do desafio.

O Desafio Liga Jovem, promovido pelo Instituto Ideias de Futuro em parceria com o Sebrae, é uma competição nacional que visa incentivar estudantes a resolverem problemas de suas comunidades utilizando tecnologia. Com o reconhecimento recebido, a equipe Maia Tech reafirma o impacto de suas soluções e destaca o potencial transformador da tecnologia na educação inclusiva.

Agora, com a fase regional pela frente, a equipe busca apoio na divulgação de sua jornada e de seu formulário de Pesquisa de Percepção de Valor, que contribuirá para o aprimoramento contínuo da solução.