A honraria concedida pelo Ministério da Educação será entregue em cerimônia no Anfiteatro do CIn
No dia 17 de outubro de 2024, às 10h, será realizada a entrega da Medalha Prêmio 50 anos de Serviço Público concedida pelo Ministério da Educação (MEC) ao professor Paulo Cunha do Centro de Informática (CIn) da UFPE. A solenidade ocorrerá no Anfiteatro do CIn-UFPE e contará com a presença de Alfredo Gomes, reitor da UFPE, Moacyr Araújo FIlho, vice-reitor da universidade, Paulo Borba e Sérgio Soares, diretor e vice-diretor do CIn-UFPE, respectivamente. O evento integra as comemorações dos 197 anos da UFPE Conectando Gerações e é aberto para a comunidade acadêmica.
O MEC concedeu a Medalha Prêmio ao professor Paulo Cunha em razão dos 50 anos de atuação no serviço público, prestados no ensino superior. O prêmio traduz o reconhecimento da relevante e longeva carreira daquele que é peça fundamental para a história do Centro, como primeiro professor titular. A concessão dada por Camilo Santana, Ministro da Educação, foi publicada na Edição 55, Seção 2, página 13 do Diário Oficial da União, publicado em 20 de março de 2024, através da Portaria de número 235.
A contribuição do docente nestes 50 anos na UFPE se estende para além do ensino e pesquisa. Paulo Cunha foi diretor do CIn-UFPE durante oito anos, entre 2005 e 2013. Além disso, ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE por nove anos, no intervalo de 1995 a 2003.
O professor também exerceu a função de diretor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) entre 2014 e 2022. E recebeu honrarias ao longo de sua carreira, como: o título de membro efetivo da Academia Pernambucana de Ciências (APC), concedido em maio de 2020; e o reconhecimento pela Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, oferecida pela Presidência da República no ano de 2008.
Sobre o professor – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 1974, Paulo Cunha concluiu seu Mestrado em Ciências da Computação em 1977 na mesma instituição, qualificando-se como doutor em Ciência da Computação pela University of Waterloo em 1981. Atualmente, Paulo é professor titular do Centro de Informática da UFPE, além de consultor e assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; consultor da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações-CPqD; membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1982, onde atuou como presidente da Sociedade duas vezes, de 2011 a 2013 e de 2013 a 2015, ocupando diferentes cargos desde o início da sua associação; e consultor e assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Comentários desativados