Projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação visam resolver desafios urbanos e fomentar o empreendedorismo na cidade

Através do programa UniverCidade, estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE apresentaram projetos inovadores voltados para áreas estratégicas da cidade, como Mobilidade Urbana, Cultura e Políticas para Mulheres. A iniciativa, promovida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, faz parte da Sala de Portas Abertas à Cidade (Sala PAC) e busca fortalecer a colaboração entre o setor público e instituições de ensino superior.

Ao longo de quatro meses, utilizando a metodologia de Problem Based Learning (PBL), os estudantes do Centro desenvolveram soluções tecnológicas para problemáticas reais enfrentados pelo Recife. Entre os projetos apresentados, destacam-se o Escudo Rosa, que visa auxiliar mulheres a denunciar casos de violência com mais eficiência; o Posso Abrir Aí, uma ferramenta que orienta pequenos empreendedores na escolha de pontos comerciais; o Teatro Em Cena, que otimiza a gestão de teatros municipais; e o ConectaMob, um dashboard para apoiar gestores no planejamento de mobilidade urbana.

As soluções estão em fase de avaliação pela equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que enxerga grande potencial nas propostas. Segundo o secretário Rafael Figueiredo, a iniciativa demonstra a capacidade transformadora da colaboração entre universidades e o poder público, gerando impacto positivo direto na vida dos recifenses. O programa UniverCidade continua expandindo seu alcance, envolvendo outras instituições e ampliando o ecossistema de inovação da cidade. Todos os projetos são resultado da integração das disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Gestão de Processos de Negócios, e Sistemas de Gestão Empresarial, ministradas pelo professores do CIn-UFPE Alexandre Vasconcelos, Jessyka Vilela e Simone Santos, respectivamente.