No top 4, a UFPE está junto a Unicamp, USP e UFMG

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é destaque no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024 entre os quatro melhores cursos da área de Computação do Brasil. No top 4, a UFPE está junto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A avaliação anual do ensino superior brasileiro, realizada desde 2012 pelo jornal Folha de São Paulo, foi divulgada nesta segunda-feira, 21 de outubro de 2024. Na última edição, publicada em 2023, o CIn-UFPE havia ficado em quinto lugar. O avanço para a quarta colocação reafirma a excelência do Centro no cenário nacional e internacional como referência na educação superior.

Para além do ranking geral, é possível conferir a classificação dos cursos de Computação de acordo com os critérios de avaliação do mercado; qualidade de ensino; doutorado/mestrado; nota dos concluintes; professores com dedicação parcial/integral e avaliação dos docentes. O CIn-UFPE obteve êxito ocupando o terceiro lugar de avaliação do mercado e o quinto lugar em qualidade de ensino e avaliação dos docentes. Para chegar aos resultados, a Folha de São Paulo utiliza dados nacionais e internacionais, bases de periódicos científicos, bases do Ministério da Educação (MEC) e pesquisas de opinião realizadas nacionalmente pelo Datafolha.

Confira a lista completa.