Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.169
Aluno: Ivonaldo Duarte de Araújo
Orientador: Prof. Sérgio Ricardo de Melo Queiroz
Coorientador: Prof. Rafael Roque de Souza (UNICAP)
Título: Ane: Desenvolvimento Piloto de um Chatbot Informacional com Nudges Digitais para Conscientização e Autorregulação no Uso Problemático da Internet”
Data: 31/10/2024
Hora/Local: 17h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Carla Taciana Lima Lourenco Silva Schuenemann (UFPE / Centro de Informática)
Prof. José Adson Oliveira Guedes da Cunha(UFPB / Departamento de Ciências Exatas)
Prof. Sério Ricardo de Melo Queiroz (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
A pesquisa destaca o surgimento dos Nudges Digitais como uma estratégia eficaz para influenciar escolhas e comportamentos de maneira sutil, especialmente no contexto da conscientização e autorregulação do uso problemático da internet (UPI), uma vez que, ao serem aplicados por meio de intervenções informacionais, os nudges direcionam o usuário para decisões mais saudáveis, sem restringir sua liberdade de escolha. Assim, esta dissertação tem como objetivo desenvolver e analisar o chatbot informacional Ane, utilizando os princípios da Arquitetura de Escolha e Nudges Digitais para conscientização e autorregulação do uso problemático da internet (UPI). Nesse sentido, a pesquisa foca em preparar os usuário para o reconhecimento de seus padrões de uso digital, facilitando assim a conscientização inicial e criando bases sólidas para futuras intervenções comportamentais mais eficazes. Além disso, o estudo também explora a >aplicação de nudges em chatbots, buscando identificar os impactos dessas intervenções na modificação de comportamentos relacionados à UPI. Embora o desenvolvimento da Ane ainda esteja em fase inicial, a revisão sistemática da literatura realizada reforça a importância das intervenções digitais na promoção do autoconhecimento e do autocontrole em ambientes digitais. Dessa forma, esta dissertação destaca a relevância de soluções informacionais como um primeiro passo essencial na conscientização sobre o UPI, especialmente em um contexto de saúde mental. O trabalho contribui ao estabelecer uma base sólida para futuros estudos que visem aprimorar e validar a Ane como uma ferramenta eficaz de conscientização e autorregulação.
Palavras-chave: Chatbot, Nudges Digitais, Uso Problemático da Internet, Arquitetura de Escolha, Conscientização Digital.
Comentários desativados