O fórum auxilia na promoção de iniciativas e no estabelecimento de um sistema de cooperação internacional entre os futuros representantes de ciência e inovação dos países do BRICS
O professor Nivan Ferreira, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE), foi selecionado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum 2024, um importante evento internacional de ciência, tecnologia e inovação. O encontro será realizado presencialmente em Sochi, na Rússia, entre os dias 25 e 29 de novembro, em paralelo à Reunião de Cúpula do BRICS.
O BRICS Young Scientists Forum é uma iniciativa que visa reunir jovens talentos da ciência (até 40 anos de idade) dos países do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para promover a cooperação e a troca de conhecimentos nas áreas de pesquisa e inovação. Nesta 9ª edição, organizada sob a presidência rotativa da Rússia, o evento abordará quatro temas centrais: “Tecnologias Bioinspiradas e Convergentes para um Futuro Sustentável”, “Tecnologias Ambientais e Climáticas”, “Inteligência Artificial” e “Humanidades Digitais”, esta última é a temática na qual Nivan foi selecionado. Esta área compreende estudos que investigam seres humanos como sujeitos complexos a partir da revolução dos últimos 20 anos na ciência social moderna e nas humanidades através de métodos de análise de big data, novas ferramentas digitais de modelos matemáticos e uso de computadores eletrônicos com elementos de Inteligência Artificial para analisar e modelar dinâmicas de desenvolvimento de longo prazo.
A participação do professor Nivan Ferreira não só representa um reconhecimento à sua trajetória acadêmica e profissional, mas também contribui para o avanço da ciência e da tecnologia brasileiras no cenário internacional, promovendo o intercâmbio de ideias e fortalecendo a colaboração entre as nações do BRICS.
Sobre o docente – Nivan Ferreira é professor Adjunto (C3) do CIn-UFPE e obteve o doutorado em Ciência da Computação pela New York University. Realizou pós-doutorado na University of Arizona e foi professor visitante na Université Paris-Saclay (França). Os seus interesses de pesquisa envolvem diferentes aspectos de visualização interativa de dados, em particular, em sistemas e técnicas para análise de dados espaço-temporais. Trabalhou em projetos aplicados de visualização de dados relacionados à mobilidade, arquitetura e planejamento urbano.
Comentários desativados