Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.171

Aluno: Igor de Melo Xavier
Orientador: Prof. Sílvio de Barros Melo
Coorientador: Prof. José Edeson de Melo Siqueira (UFPE / Departamento de Expressão Gráfica)
Título: OTIMIZAÇÃO DA QUALIDADE DE IMPRESSÃO 3D ATRAVÉS DO USO DE SPLINES DE BIARCOS NO G-CODE: UM ESTUDO EXPERIMENTAL EM GEOMETRIAS COMPLEXAS
Data: 21/11/24
Hora/Local: 10h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Walter Franklin Marques Correia (UFPE / Departamento de Design)
Prof. José Edeson de Melo Siqueira  (UFPE / Departamento de Expressão Gráfica)

RESUMO:

A manufatura aditiva, amplamente conhecida como impressão 3D, tem transformado diversas indústrias ao permitir a prototipação rápida de objetos com geometrias complexas, ou seja, apresentando grandes variações de curvatura. No entanto, a qualidade das superfícies impressas ainda enfrenta limitações, especialmente em formas curvas, onde a suavidade é crucial para o acabamento estético e funcional. Tradicionalmente, os caminhos percorridos pelo cabeçote de impressão são descritos por segmentos de reta entre pontos adjacentes amostrados no processo de fatiamento, o que resulta em superfícies facetadas e pouco precisas. A fim de superar esse problema, foi proposto na literatura o uso de splines G1 aproximativa de biarcos no lugar de segmentos de reta no G-code, uma vez que essa técnica permite conectar diversos biarcos de circunferência de maneira suave, preservando a continuidade tangencial e eliminando cúspides. O objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo experimental que avalie os ganhos qualitativos proporcionados pelos splines G1 de biarcos na impressão 3D de objetos com geometrias complexas. Para isso, serão gerados G-codes utilizando tanto o método tradicional de interpolação por segmentos retilíneos quanto o método aproximativo proposto com biarcos. Os objetos impressos serão avaliados em termos de suavidade da superfície e tempo de processamento, comparando as duas abordagens. Espera-se que o uso de splines G1 de biarcos resulte em superfícies impressas com maior suavidade e qualidade, sem aumentar significativamente o tempo de impressão. Esse estudo busca contribuir para o aprimoramento das técnicas de fatiamento e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da impressão 3D em aplicações industriais e de design.

Palavras-chave: impressão 3D, modelagem, biarcos, geometrias complexas, G-code

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