A apresentação ocorre presencialmente no Auditório do CIn, a partir das 15h30 da sexta-feira, 22 de novembro
O professor Carlos António Bana e Costa, da Universidade de Lisboa, ministrará no CIn-UFPE a palestra “Inteligência Artificial e o futuro do trabalho: usos adequados e não-adequados em Avaliação Multicritério”. Dentre outras coisas, a apresentação vai abordar a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, em conjunto com a área de Pesquisa Operacional para demonstrar utilizações e soluções da ferramenta para tomada de decisões. A palestra não será transmitida e ocorre apenas presencialmente no Auditório do Centro de Informática (CIn) da UFPE, a partir das 15h30 da sexta-feira, 22 de novembro de 2024. Confira abaixo mais detalhes sobre a palestra e o professor:
Sobre a palestra: Recentemente, as sociedades científicas AAAI e INFORMS (Association for the Advancement of Artificial Intelligence e Institute for Operations Research and the Management Sciences) lançaram um convite à participação numa iniciativa conjunta (Combining AI and ORMS for Better Trustworthy Decision Making) para juntar utilizadores e pesquisadores de Inteligência Artificial (IA) e de Pesquisa Operacional (PO) com vista a melhorar a fiabilidade da tomada de decisões em domínios sociotécnicos fundamentais. Neste quadro, o enfoque desta palestra será no relacionamento de uma IA específica, o ChatGPT, e a área da PO dedicada à Avaliação Multicritério, apresentando duas utilizações do ChatGPT, uma adequada e outra não adequada, à luz dos fundamentos e boas práticas da metodologia sociotécnica multicritério.
Sobre o palestrante: Carlos António Bana e Costa (PhD, Engenharia de Sistemas) tem uma carreira académica como Professor Catedrático de Ciências da Decisão na Universidade de Lisboa (IST, 1980-2022, atualmente aposentado com contrato) e na London School of Economics (LSE, 1999-2010).(CEGIST, 1999+) de que foi o primeiro presidente / coordenador científico e responsável por linhas de pesquisa e múltiplos projetos de pesquisa teórica e aplicada – de que resultaram muitos dos seus artigos publicados em livros e revistas científicas internacionais de excelência. É também research associate do Medical Technology Research Group da LSE Health. É autor do MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique), um método de avaliação multicritério para medir o valor de opções com base em juízos de valor qualitativos. Criou também o Collaborative Value Modelling Framework (CVM). Como consultor tem aplicado o CVM e o MACBETH em processos socio-técnicos de apoio à tomada de decisões estratégicas, em interação direta com gestores e decisores (de organizações públicas e privadas, designadamente no Brasil) e outras partes interessadas, na avaliação e escolha de projetos, políticas e estratégias. O Professor Bana e Costa foi galardoado em 2018 com o Herbert Simon Award for Outstanding Contribution in Information Technology and Decision Making, pela International Academy of Information Technology and Quantitative Management (IAITQM) e recebeu em 2023 o Decision Analysis Practice Award atribuído conjuntamente pelas Decision Analysis Society and Society of Decision Professionals.
Comentários desativados