A disciplina é oferecida como eletiva para os alunos e alunas das graduações de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação
Nos dias 1 e 3 de abril de 2025, os alunos e alunas das graduações de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação apresentarão 10 projetos inovadores, desenvolvidos na disciplina eletiva de Criatividade Computacional. As apresentações ocorrerão no Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE: na terça-feira (01/04) às 13h e na quinta-feira (03/04) às 15h.
Nesta edição 2024.2, mais de 50 alunos participaram da disciplina e criaram ferramentas baseadas em IA generativa, aplicando conceitos avançados para desenvolver soluções inovadoras com interfaces intuitivas e acessíveis.
“Este é um momento de grande importância para os alunos, que terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades e criatividade, bem como para a comunidade acadêmica e o público em geral, que poderão conhecer e interagir com as mais recentes inovações em IA generativa”, destaca Filipe Calegario, professor do CIn.
Os projetos incluem uma variedade de soluções inovadoras, como:
· App educacional que transforma matérias escolares em músicas para um aprendizado lúdico;
· Gerador de modelos 3D prontos para impressão a partir de uma única imagem;
· Plataforma de vídeos musicais, que converte músicas em vídeos, criando experiências audiovisuais interativas;
· Sistema de estudos personalizado, adaptável ao estilo de aprendizagem do usuário, integrando IA para otimizar a aprendizagem;
· Criador de anúncios publicitários, que transforma fotos em campanhas visuais impactantes;
· Facilitador de flashcards para Anki, tornando a revisão de conteúdos mais eficiente e interativa;
· Plataforma de filmes gerados por IA, onde o espectador influencia a narrativa;
· Gerador de vídeos para YouTube, adaptável ao humor e preferências do usuário;
· Criador de vídeos para áudios de memes, combinando humor e criatividade;
· Ferramenta de transformação de podcasts em materiais de estudo, como flashcards e resumos.
O evento é aberto ao público e será uma oportunidade para conhecer soluções inovadoras desenvolvidas pelos alunos.
Comentários desativados