Os alunos do mestrado são cofundadores da Ágora, startup de entretenimento que nasceu em meio a comunidade acadêmica do CIn
Em 30 de março de 2025, a startup Ágora, que serve como um ponto de encontro digital para artistas de diversas áreas e talentos em ascensão, foi aprovada, em quinto lugar para pré-incubação na Incubadora Polo Tecnológico e Criativo (PoloTec) da UFPE. A empresa é co-fundada por Luis Vinicius, aluno do curso de Mestrado em Ciência da Computação no Centro de Informática (CIn) e Gabriella Graciano, aluna do Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco. Durante o período de pré-incubação serão realizadas atividades de capacitação empreendedora buscando desenvolver o potencial de negócio da startup.
Com a Ágora, a equipe pretende apoiar jornadas artísticas, promovendo conexões entre artistas e caça talentos/produtores, capacitações, construção de comunidade e suporte na participação em editais de fomento, a partir da utilização de tecnologias modernas como Inteligência Artificial e Machine Learning. Além deles, a equipe da empresa também é composta pelos demais co-fundadores e estudantes Marcelo Petroni (UNICAP), Rennan José (UFRPE), Wictor Melo (UNIFBV), Breno do Amaral (Uninassau) e Leonardo Seabra (UNIAESO). Essa não foi a primeira conquista da startup pernambucana, que foi vencedora do hackathon internacional HelloFuture em setembro de 2024 realizado pela Hedera Hashgraph.
Segundo Gabriella, o vínculo com o Centro de Informática e com o Centro de Artes e Comunicação foi essencial para a conquista, além da parceria forte com estudantes de outras universidades e áreas de formação. Em conjunto com a comunidade acadêmica, o CIn-UFPE e seus programas seguem fomentando inovação e conexão multidisciplinar em diferentes setores do mercado tecnológico.
Comentários desativados