Pesquisa de Esdras Lins Bispo Jr. analisa equidade e aprendizagem autodirigida no ensino de Computação a partir da perspectiva do Sul Global
A tese de doutorado de Esdras Lins Bispo Jr., egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou o segundo lugar no Concurso de Teses e Dissertações do EduComp 2025, um dos principais eventos nacionais na área de Educação em Computação. Intitulada “Exploring Equity and Self-Directed Learning in Computing Undergraduates: A Capability Analysis from the Global South”, a pesquisa foi orientada pela professora e pesquisadora Simone Santos (CIn-UFPE) e coorientada pelo professor Marcus de Matos (Brunel University London).
Com financiamento da CAPES, o trabalho propõe uma análise crítica e inovadora da equidade e da aprendizagem autodirigida no ensino de Computação, combinando rigor teórico e sensibilidade discursiva. A relevância da tese foi reconhecida por sua contribuição ao avanço de debates e políticas educacionais tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Esse é mais um resultado do Grupo de Pesquisa NEXT, voltado para inovações educacionais em tecnologia.
Comentários desativados