Projetos premiados envolvem tecnologias para doenças crônicas e redistribuição de alimentos em comunidades vulneráveis
Duas equipes com estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE conquistaram o 1º lugar em diferentes categorias do Hacker Cidadão 13.0, promovido pela Prefeitura do Recife entre os dias 8 e 10 de maio de 2025, no Sebrae Lab. Este ano, o evento desafiou os participantes a cocriar soluções tecnológicas com impacto social, reunindo mais de 300 pessoas organizadas em torno de quatro eixos estratégicos: saúde digital, limpeza urbana, agricultura urbana e assistência social, e tecnologia assistiva.
Na categoria Saúde Digital, o estudante de Sistemas de Informação Gustavo Henrique integrou a equipe vencedora ao lado da mestranda em Ciência da Informação (UFPE), Gabriella Graciano, e da médica da Universidade de Pernambuco (UPE), Manuelle Graciano. Juntos, eles desenvolveram um aplicativo voltado ao acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes. A solução premiada utiliza tecnologias disruptivas para apoiar a “assiduidade do tratamento, autonomia do paciente e geração de dados para agentes comunitários de saúde” – tudo isso com foco em acessibilidade e usabilidade.
Já no desafio voltado à Agricultura Urbana e Assistência Social, a equipe formada por integrantes do programa Apple Developer Academy, sediado no CIn-UFPE, – Ana Carolyne Costa, Arthur Marsaro, João Filipe Reis, João Mateus Gonçalves, João Vitor Mergulhão e Maria Clara Moura – também conquistou o 1º lugar com o projeto RECompor. A solução apresentada foi um sistema digital que conecta feirantes, organizações sociais, unidades produtivas e o poder público, por meio de um chatbot e um dashboard de acompanhamento. A proposta une automação, integração e otimização, promovendo uma logística mais eficiente e colaborativa.
As equipes vencedoras de cada categoria receberam R$ 5 mil em premiação, além de acesso direto ao programa municipal ‘Eita! Recife’, que oferece suporte técnico e institucional para o desenvolvimento e escalonamento das iniciativas.
Comentários desativados