Palestra abordará fundamentos, avanços recentes e perspectivas futuras na área de duplicação de código
O Centro de Informática (CIn) da UFPE receberá no dia 26 de junho, às 14h, a visita do professor Matheus Paixão, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A convite da Coordenação de Pesquisa, o docente ministrará o seminário intitulado “Duplicação de Código: Fundamentos, Avanços Recentes e Perspectivas Futuras”. Aberta à comunidade acadêmica, a atividade busca promover o intercâmbio de conhecimentos na área de Engenharia de Software, com ênfase em mineração de repositórios, inteligência artificial e automação de tarefas complexas.
Professor da UECE e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Matheus Paixão é doutor pela University College London (UCL), onde foi orientado pelos professores Mark Harman e Jens Krinke. Seus principais interesses de pesquisa incluem mineração de repositórios de software, detecção de duplicação de código, engenharia de software baseada em busca e aplicação de inteligência artificial em engenharia de software.
Confira abaixo o resumo do seminário:
A duplicação de código, também conhecida como code cloning, é um fenômeno recorrente no desenvolvimento de software, impactando diretamente a manutenção e a evolução de sistemas. Embora tradicionalmente associada a práticas negligentes, a duplicação muitas vezes é motivada por fatores legítimos, como pressão por prazos e reaproveitamento rápido de funcionalidades. Com o crescimento do uso de repositórios públicos e fóruns técnicos, como o Stack Overflow, tornou-se comum também a proliferação de clones online, que trazem novos desafios em termos de rastreabilidade, segurança e licenças. Esta palestra propõe uma visão abrangente sobre o tema, começando pelos conceitos fundamentais, passando pelas principais técnicas de detecção até alcançar o estado da arte da pesquisa na área. Serão discutidos os avanços recentes com o uso de técnicas de inteligência artificial e, em especial, o papel dos modelos de linguagem de larga escala (LLMs) na identificação, prevenção e até mesmo geração de clones. Por fim, serão exploradas as tendências emergentes, os desafios abertos e as oportunidades de pesquisa que apontam para o futuro da área. A palestra é direcionada a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na aplicação de técnicas inteligentes na engenharia de software.
Comentários desativados