Com trilhas temáticas e ações voltadas à equidade, evento fortalece a participação feminina na ciência e tecnologia
O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos apoiadores institucionais do Tech Woman 2025, que será realizado no dia 26 de julho, das 9h às 18h, no Recife Expo Center. Com a programação voltada ao fortalecimento da presença feminina no setor de tecnologia, o evento reúne mulheres em diferentes fases da carreira, por meio de trilhas temáticas sobre inovação, inteligência emocional e desenvolvimento profissional, e foi idealizado por Laís Xavier, ex-aluna do Centro. Nesta edição, o CIn estará representado por docentes, alumni e integrantes do grupo Cintia.
A presença do CIn-UFPE na programação inclui três nomes com trajetórias de destaque. A professora Juscimara Avelino contribui com a palestra “IA além do hype: o que está acontecendo fora dos holofotes”, trazendo uma visão crítica sobre aplicações concretas de inteligência artificial pouco visibilizadas pelo mercado. Já a professora Paola Accioly discute os caminhos da inovação centrada na Engenharia de Software com a palestra “Engenharia de Software na Era da IA: Desafios, Oportunidades e Protagonismo”. Por último, a ex-aluna Virginia Heimann, hoje diretora na NTT DATA, aborda decisões estratégicas em desenvolvimento de software com “Decisões de projeto – low code, no code, hard code”.
Criado como uma rede de apoio entre mulheres da comunidade do centro, o Cintia atua sob a coordenação de Fernanda Madeiral, Paola Accioly e Patrícia Tedesco, promovendo ações como oficinas, workshops, hackathons e mentorias. A participação do grupo no Tech Woman 2025 é uma oportunidade de ampliar conexões com o mercado e de inspirar mais mulheres a ingressarem e se manterem na área. Para a comunidade do CIn, a organização do evento disponibilizou inscrições com valor promocional, acessíveis no link oficial do evento: https://app.jalanlive.com/tw2025/home.
Comentários desativados