Pesquisa desenvolvida por estudantes e professores da UFPE ganha destaque na IEEE VIS 2025

O Centro de Informática (CIn) da UFPE tem nova conquista internacional: o artigo “How do Data Journalists Design Maps to Tell Stories?” foi aceito na IEEE VIS 2025 — a mais importante conferência mundial dedicada à visualização de dados. O evento acontecerá em novembro, na cidade de Viena, na Áustria, e contará com a apresentação de uma pesquisa assinada por autores exclusivamente vinculados à UFPE: o doutorando Arlindo Gomes (PPGCC/CIn-UFPE), a graduanda Emilly Brito (Jornalismo/UFPE) e os professores Luiz Augusto Morais e Nivan Ferreira (CIn-UFPE).

O estudo foi desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa VIXE (Visualizações, Interfaces e eXperiências Emergentes), sediado no CIn-UFPE e coordenado pelos professores Morais e Ferreira. Criado em 2024, o VIXE tem ganhado projeção internacional por suas contribuições em conferências de prestígio como IEEE VIS e ACM CHI. Ao todo, seus membros contabilizam seis artigos publicados desde sua criação em eventos listados pelo Computer Science Rankings (CSRankings), lista de eventos e periódicos prioritários do CIn-UFPE.

Esta é a primeira vez que a IEEE VIS aprova um trabalho assinado exclusivamente por autores vinculados à UFPE, o que reforça a qualidade do programa de pós-graduação do CIn e a interdisciplinaridade entre informática e jornalismo.

Sobre o artigo:

Título: How do Data Journalists Design Maps to Tell Stories?

Resumo: Os mapas são essenciais para a mídia jornalística, pois fornecem uma maneira familiar de transmitir o contexto espacial e apresentar narrativas envolventes. No entanto, o design de mapas jornalísticos pode ser desafiador, pois as equipes editoriais precisam equilibrar vários aspectos como estética, o conhecimento esperado do público sobre dados, prazos de publicação apertados e as habilidades técnicas da equipe. Os jornalistas de dados geralmente vêm de várias áreas e não têm formação em cartografia, visualização de dados e ciência de dados, o que limita sua competência na criação de mapas. Embora estudos anteriores tenham examinado visualizações espaciais em matérias de jornal, esta pesquisa busca obter uma compreensão mais profunda do processo de design de mapas empregado pelos veículos de comunicação. Para isso, tentamos responder a duas perguntas específicas de pesquisa: (1) qual é o espaço de design dos mapas jornalísticos? E (2) como as equipes editoriais produzem artigos com mapas jornalísticos? Para responder à primeira, coletamos e analisamos um grande corpus de 462 mapas usados em artigos de notícias de cinco grandes veículos de comunicação publicados ao longo de três meses. Como resultado, identificamos um espaço de design composto por oito dimensões que envolviam tanto propriedades sobre os aspectos dos artigos quanto os recursos visuais/interativos dos mapas. Abordamos a segunda questão de pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro jornalistas de dados que criam artigos baseados em dados diariamente. Por meio dessas entrevistas, identificamos as justificativas de design mais comuns feitas pelas equipes editoriais e possíveis lacunas nas práticas atuais. Também coletamos o feedback dos profissionais sobre nosso espaço de design para validá-lo externamente. Com esses resultados, nosso objetivo é fornecer aos pesquisadores e jornalistas dados empíricos para projetar e estudar mapas jornalísticos.

Sobre o Grupo VIXE:

O VIXE (Visualizações, Interfaces e eXperiências Emergentes) é um grupo de pesquisa do CIn-UFPE dedicado à criação de tecnologias visuais inovadoras para enfrentar desafios sociais e ambientais contemporâneos. Em apenas um ano de existência, o grupo já ganhou projeção internacional com contribuições relevantes nas áreas de visualização de dados, computação sustentável e jornalismo de dados.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00