A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ocorreu na UFRPE, entre os dias 13 e 19 de julho

Foto: Reprodução / Wesley Silveira
Entre os dias 13 e 19 de julho, quatro estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE participaram do estande da Prefeitura do Recife na 77ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na ocasião, os alunos Lucas Azevedo, Juan Henrique, Vinícius Lidington e Wesley Silveira, do curso de Sistemas da Informação do CIn-UFPE, realizaram apresentações no estande da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), da Prefeitura do Recife.
Em uma das apresentações, Wesley, Juan e Vinicius falaram no painel da SECTI sobre o projeto Bora Impactar, abordando como os jovens podem ser protagonistas da transformação social usando a tecnologia. Os estudantes se envolveram no “Bora” no contexto do projeto de extensão CInBora Impactar, coordenado pelo professor Kiev Gama em parceria com a SECTI.
Além deles, o estudante Lucas Azevedo conduziu uma conversa sobre a aproximação da UFPE com a sociedade e o impacto que os projetos desenvolvidos na universidade pública podem gerar no dia a dia. O tema da palestra apresentada por Lucas surgiu através de uma iniciativa promovida pelos docentes do CIn Alexandre Vasconcelos, Jessyka Flavyanne e Simone Cristiane.
As apresentações conduzidas na SBPC 2025 foram as chamadas “palestras mudas” – onde os ouvintes utilizam fones de ouvido para escutar a fala do apresentador – reforçando o compromisso do Centro de Informática (CIn) com a aplicação da tecnologia que gere uma repercussão positiva na sociedade. Em sua fala, Wesley comentou sobre o assunto:
“A tecnologia foi a minha ferramenta para abrir as portas para quem precisa, e ninguém precisa de uma para abrir a porta do próximo, seja com tecnologia ou não”. – Wesley Silveira, estudante de Sistemas de Informação do CIn-UFPE
Parabéns aos estudantes do CIn!
Comentários desativados