O grupo é responsável por promover medidas e campanhas ao TSE para combater desinformação eleitoral
O Professor Silvio Meira, emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente aposentado do Centro de Informática (CIn) da UFPE, é um dos nove membros do Grupo de Trabalho Consultivo: grupo vinculado à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que busca implementar medidas em combate à desinformação eleitoral. A medida foi anunciada através da Portaria n°289 do TSE, publicada em 27 de junho.
Como membro efetivo do grupo, o professor será responsável por atividades como integrar reuniões, sugerir propostas e coordenar a realização de eventos e publicações para aperfeiçoar o combate à desinformação e reforçar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.
“A democracia representativa depende de um processo político que leve o cidadão a escolhas conscientes, num sistema eleitoral que represente sempre a escolha de cada eleitor. No mundo em redes, com a política cada vez mais mediada por plataformas e onde inteligência artificial deve ser uma nova preocupação – e oportunidade – nas eleições, o combate à desinformação é um pilar estrutural para a liberdade de expressão e informação”, ressalta o professor emérito, ao comentar a importância do Grupo de Trabalho Consultivo.
A participação do professor Silvio no Grupo de Trabalho Consultivo do TSE reforça o compromisso do CIn-UFPE em contribuir com atividades e políticas que gerem impacto positivo e significativo na sociedade.
Comentários desativados