Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.219

Aluno: Lívia Silva Oliveira
Orientador: Prof. Cristiano Coêlho de Araújo
Título: Design e avaliação de um protocolo de IA com foco na autonomia, segurança emocional e percepção de aprendizagem dos estudantes em um Ambiente Seguro de Aprendizado para Inovação
Data: 29/07/2025
Hora/Local: 10h – Auditório – Bloco B
Banca Examinadora:
Profa. Simone Cristiane dos Santos (UFPE / Centro de Informática
Prof. Maria Auxiliadora Soares Padilha (UFPE / Departamento de Ensino e Currículo)
Prof. Leonardo Augusto Gómez Castillo (UFPE./Departamento de Design)

Prof. Cristiano Coêlho de Araújo  (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A pesquisa apresenta o design e a avaliação de um protocolo com o uso de AI integrado em uma ferramenta de educação para avaliar dimensões de segurança emocional, autonomia e percepção de aprendizagem de estudantes em um Ambiente Seguro de Aprendizagem para Inovação. A metodologia utilizada foi o Design Science Research (DSR) para desenvolver e avaliar o protocolo com uso de AI com 74 estudantes do ensino superior em três turmas em ambientes de aprendizagem para inovação, esse estudo utiliza a análise temática para obter uma compreensão aprofundada das percepções dos estudantes acerca das três dimensões estudadas. Como resultado, foi identificado que alunos valorizam o protocolo para promover autonomia, segurança emocional e percepção de aprendizagem, por meio do estabelecimento e monitoramento de objetivos de aprendizagem; feedback instantâneo e personalizado em tempo real; fornecimento de análises de aprendizagem e aplicação prática do conteúdo, reforçando a assimilação e gestão da aprendizagem. Nesse sentido, foi percebido que o feedback produzido pelo protocolo reduz o medo de cometer erros ao longo da jornada de aprendizagem e desenvolve um ambiente seguro onde os erros são vistos como parte da aprendizagem. Essas evidências empíricas sobre as percepções dos alunos preenchem a lacuna entre os marcos teóricos e as perspectivas dos usuários do mundo real, demonstrando que o uso do protocolo com AI favorece o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem seguros de aprendizagem, desde que estejam alinhados com as necessidades dos alunos e professores e os seus fatores contextuais.

Palavras-chave: Inteligência Artificial; Educação em Computação; Ambiente Seguro de Aprendizagem

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