Time bate recordes históricos e estreia na categoria Arm Challenge com equipe 100% feminina
O RobôCIn, equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE coordenada pela professora Edna Barros, foi um dos grandes destaques da 28ª edição da RoboCup, realizada entre os dias 15 e 21 de julho, em Salvador, Bahia. Com uma trajetória marcada por excelência técnica, o time conquistou o 3º lugar na divisão A da categoria Small Size League (SSL), além do 4º lugar no Futebol de Simulação 2D e do 2º lugar no Desafio da Simulação 2D — resultados que não apenas superam marcas anteriores, mas estabelecem novos recordes para o Brasil nessas modalidades.
Pela primeira vez, a equipe também participou da categoria Arm Challenge, sendo a única formação 100% feminina entre mais de 100 grupos selecionados. “Aprendemos muito desde os meses de preparação até os quatro dias de competição presencial. Além da parte técnica, a troca com organizadores, representantes da Universal Robots, do Matlab, da OpenCad, do SENAI e com outros participantes foi muito rica. Apesar de não termos vencido esse ano, o aprendizado, as amizades e os contatos que conquistamos já foram um grande prêmio”, compartilhou a equipe — que conquistou 4º lugar na categoria.
Para Lucas Cavalcanti, coordenador do RobôCIn, esta edição da RoboCup simboliza um marco: “Levamos três equipes em desafios distintos e todas ficaram entre as melhores do mundo. Isso certifica nosso avanço. Além dos ótimos resultados, foi surpreendente compartilhar experiência com os centros de pesquisas que nos inspiraram a começar na robótica. Tudo isso nos motiva a seguir avançando e superando novos desafios.”
O desempenho expressivo do RobôCIn nesta edição reafirma o papel de protagonismo que o CIn-UFPE ocupa na cena internacional da robótica e evidencia o talento, a diversidade e o compromisso de seus estudantes com a ciência, a tecnologia e a inovação.
Comentários desativados