O evento contará com palestras e mesas compostas por pesquisadores das regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste
O Centro de Informática (CIn) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam no dia 12 de agosto de 2025 o Seminário “IA na Pesquisa e Inovação”. O evento gratuito e aberto ao público ocorrerá no Anfiteatro do CIn-UFPE (Bloco A, térreo) das 8h30 às 17h, com transmissão no canal do Centro no YouTube. A programação é coordenada pelos professores Geber Ramalho, do CIn-UFPE, e Pedro Carelli, Pró-reitor de Propesqi. Contará com palestras seguidas de mesas redondas para fomentar o debate, agrupadas por blocos de uma hora e meia. Geber Ramalho destaca que o evento “ajudará a melhor entender os impactos, as ameaças e as oportunidades da IA na universidade”.
8h30 | Palestra + Mesa 1: IA na pesquisa científica
- Filipe Calegário (CIn-UFPE) – palestrante
- Luiz Felipe Pereira (DF-UFPE)
- Rafael Maffei (Einstein)
- Clauírton Siebra (UFPB)
- Pedro Carelli (Propesqi/UFPE) – mediador
10h | Palestra + Mesa 2: Educação em IA
- Silvio Meira (CIn-UFPE/CESAR School/TDS) – palestrante
- César Callegari (CNE-MEC/IBSA)
- Mariana Ochs (Educamídia)
- George Darmiton (CIn-UFPE)
- André Neves (CAC-UFPE) – mediador
14h | Palestra + Mesa 3: IA na Educação
- Rafael Mello (UFRPE/CESAR School) – palestrante
- Luciano Meira (CFCH-UFPE)
- Dora Padilha (CE-UFPE)
- Tanci Simões (CESAR School)
- Patrícia Tedesco (CIn-UFPE) – mediadora
15h30 | Palestra + Mesa 4: Ética em IA
- Geber Ramalho (CIn-UFPE) – palestrante
- Virgílio Almeida (UFMG)
- Marcelo Sabatinni (CE-UFPE)
- Bianca Ximenes (CIn-UFPE)
- Diego Salcedo (UFPE) – mediador
Confira abaixo mais informações sobre palestrantes, mediadores e integrantes das mesas:
Mesa 1 – IA na Pesquisa
Filipe Calegário
Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em criatividade computacional, arte e tecnologia, em especial interfaces musicais digitais. É um dos coordenadores do grupo MusTIC e co‑fundador da Batebit Artesania Digital. Foi pesquisador visitante na McGill University (Canadá). Autor de dezenas de publicações em conferências como NIME, com destaque para temas como prototipagem rápida, IoT criativo e documentação científica colaborativa.
Luiz Felipe Pereira
Professor do Departamento de Física da UFPE, com doutorado pela University of Dublin e pós-doutorados na Alemanha e Itália. Atua nas áreas de física da matéria condensada e transporte térmico em nanoestruturas, com ênfase em simulações computacionais. Sua pesquisa recente integra IA à física computacional, destacando-se o uso de aprendizado de máquina para desenvolver potenciais interatômicos baseados em redes neurais, aplicados à modelagem precisa e eficiente da condutividade térmica em materiais sólidos.
Clauirton Siebra
Professor do Departamento de Informática da UFPB, pesquisador no Samsung Research & Development Lab (CIn/UFPB), com PhD em IA pela University of Edinburgh, e pós-doc no Imperial College London e Universidade de Genebra. Sua pesquisa atual combina técnicas tradicionais de IA baseada em conhecimento — como ontologias, planejamento multiagente e explicabilidade em IA — com aplicações em informática da saúde e educação.
Rafael Maffei
Médico formado pela UFES, com residência em Radiologia na USP, especialização em Neurorradiologia (InRad/FMUSP) e doutorando pela USP. Atua no Einstein, onde desenvolve pesquisas em radiômica e inteligência artificial aplicadas à neuroimagem, especialmente em metástases cerebrais. É autor de diversos trabalhos premiados na RSNA e no Congresso Brasileiro de Radiologia. Atua também no comitê educacional da RSNA.
Pedro Carelli
Professor da UFPE e Pró‑Reitor da Propesqi — Pró‑Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFPE. Atua na coordenação institucional de pesquisa, inovação, cooperação científica e projetos de tecnologia na universidade. É membro do comitê gestor do INCT de Computação Neural, que integra Física, Neurociências e IA. Tem liderado iniciativas de gestão dos LaMPs (Laboratórios Multiusuários de Pesquisa) e projetos estratégicos apoiados por programas como CNPq e Finep.
Mesa 2 – Educação em IA
Silvio Meira
Doutor em Ciência da Computação pela University of Kent (1985), e laureado com alta condecorações nacionais por sua influência institucional, é professor emérito no Centro de Informática da UFPE e professor extraordinário na CESAR School. É especialista em engenharia de software, inovação e ecossistemas tecnológicos. Co‑fundador do CESAR e do Porto Digital, onde preside o conselho. É cientista chefe na TDS Company e é membro dos conselhos de diversas empresas como Magazine Luiza e CI&T.
César Callegari
Sociólogo, educador e consultor educacional. É Presidente do Conselho Nacional de Educação, membro da Câmara de Educação Básica. No CNE, já atuou por 3 mandatos anteriores, tendo presidido a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi Secretário de Educação Básica do MEC e Secretário de Educação do Município de São Paulo; Diretor da Faculdade SESI–SP de Educação; Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretário Estadual Adjunto da Cultura de São Paulo, entre outros cargos ocupados. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.
Mariana Ochs
Jornalista e designer com atuação em educação midiática e cultura digital. É coordenadora pedagógica do programa Educamídia, onde desenvolve materiais e formações voltadas ao letramento digital de professores e estudantes. Atua com foco em cidadania digital, inteligência artificial e juventude conectada. É fundadora do projeto MídiaMakers e tem contribuído com publicações e diretrizes educacionais voltadas à mídia e tecnologias emergentes.
George Darmiton
Professor do Centro de Informática da UFPE, com atuação em inteligência artificial, visão computacional e aprendizado de máquina. Foi professor visitante e membro associado do LIVIA/ETS (Canadá). Já ocupou funções de coordenação acadêmica no CIn‑UFPE e é atualmente coordenador do Bacharelado em Inteligência Artificial. É senior member do IEEE e membro da Academia Pernambucana de Ciências.
André Neves
Professor de Design na UFPE, com doutorado em computação, é pesquisador em metodologias de design aplicadas à inovação, sendo um dos idealizadores do ambiente colaborativo strateegia.digital. Trabalha com temas como design thinking, co‑criação e tecnologias para processos criativos. Também é cientista associado da TDS Company, contribuindo com iniciativas de transformação digital em empresas e instituições.
Mesa 3 – IA na Educação
Rafael Ferreira Mello (UFRPE / CESAR School) – Palestrante
Professor associado na UFRPE e pesquisador sênior na CESAR School. Doutor em Ciência da Computação, tem foco em learning analytics, inteligência artificial generativa e PLN. Atuou na adoção de ferramentas de analytics educacional em diversas instituições brasileiras.
Luciano de Lemos Meira (CFCH‑UFPE)
Ph.D. em Educação Matemática pela University of California, Berkeley (1991), mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1987) e bacharel em Pedagogia (1985). Professor no Departamento de Psicologia do CFCH‑UFPE, pesquisa em ciências da aprendizagem e transformação digital na educação. Membro ativo de iniciativas de jogos e ensino de matemática.
Tanci Simões (CESAR School)
Professora e pesquisadora na CESAR School, se debruça sobre IA Generativa e seus impactos na educação, mundo do trabalho e nas habilidades profissionais. Designer de serviços para aprendizagem, atua com transformação digital na educação e no desenvolvimento de jovens talentos. Me. em Ciência da Computação pela UFPE, especialista em Design de Produtos e em Design Instrucional.
Dora Padilha (Centro de Educação – UFPE)
Professora titular com doutorado em Educação pela UFPE (2006) e pós‑doc na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Especialista em educação a distância e inovação pedagógica, atuando em projetos de formação docente e políticas públicas educacionais.
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (CIn‑UFPE) – Mediadora
Professora associada no Centro de Informática da UFPE, com formação em Ciência da Computação (graduação, mestrado e doutorado na UFPE). Atua em Inteligência Artificial aplicada à educação, recomendação de conteúdo, sistemas contextuais e gestão de conhecimento em ambientes digitais. Orientou várias dissertações focalizadas em context-awareness e TI verde
Comentários desativados