Diplomação o consagra como primeiro professor do CIn a integrar a categoria
O Professor Nivan Ferreira, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, apresentará sua pesquisa e receberá o diploma como novo Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), durante o Simpósio e a Diplomação dos Membros Afiliados da Regional Nordeste & Espírito Santo para o período 2025–2029. O evento será nos dias 10 de setembro, no Auditório do LITPEG, localizado no Campus da UFPE.
A conquista torna Nivan Ferreira o primeiro professor do Centro selecionado como Membro Afiliado da ABC, categoria que corresponde aos jovens pesquisadores promissores nacionais, com até 40 anos, eleitos por um período de cinco anos, não renováveis. Nivan comemora: “Ser eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências é uma honra imensa e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Esse reconhecimento é um marco na minha trajetória e reflete não apenas o esforço pessoal, mas também o apoio inestimável de colegas, mentores e instituições que me acompanharam ao longo do caminho. É um momento de celebração, mas também de renovação do compromisso com a excelência e com o impacto positivo da ciência no Centro de Informática, na UFPE e no nosso país.”
Na ocasião, Nivan apresentará um resumo das pesquisas que focam no uso de dados urbanos, por meio dos sistemas de visualizações de dados, que podem ser aplicados em áreas como mobilidade urbana, arquitetura e saúde pública, por exemplo.
Sobre a ABC
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi criada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1916. Desde então, tem como objetivo representar a comunidade científica brasileira, nacional e internacionalmente, promovendo a mobilização da comunidade científica para que ela atue junto aos poderes nacionais, visando o avanço científico, tecnológico e incentivando a inovação no país.
Sobre o professor
Nivan Ferreira é professor Adjunto (C3) do CIn-UFPE e obteve o doutorado em Ciência da Computação pela New York University. Realizou pós-doutorado na University of Arizona e foi professor visitante na Université Paris-Saclay (França). Os seus interesses de pesquisa envolvem diferentes aspectos de visualização interativa de dados, em particular, em sistemas e técnicas para análise de dados espaço-temporais. Trabalhou em projetos aplicados de visualização de dados relacionados à mobilidade, arquitetura e planejamento urbano. Em 2024, foi escolhido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum 2024, um importante evento internacional de ciência, tecnologia e inovação.
Comentários desativados