O objetivo é auxiliar novos estudantes dos cursos de graduação do CIn a compreenderem a matemática-formal do ensino superior
As inscrições para o projeto de extensão Princípios Matemáticos para Computação 2025.2, que tem como objetivo auxiliar novos estudantes das graduações do CIn na transição da matemática do Ensino Médio para a do Ensino superior, estão abertas entre os dias 25 e 31 de agosto. O projeto é executado pelos professores Nivan Ferreira e Pedro Manhães, que lecionam disciplinas de cunho matemático-formal, como Cálculo 1 e Matemática Discreta para Computação, há mais de três anos no Centro de Informática (CIn) da UFPE. As aulas serão realizadas entre os dias 1 e 05 de setembro, de modo remoto, e com carga horária total de 40h.
Estudantes interessados devem acessar os cursos de extensão oferecidos via SIGAA, selecionar “Princípios Matemáticos para Computação 2025.2”, realizar a inscrição e entrar no canal do Whatsapp. É importante se atentar para as salas do Google Classroom, Google Meet e ações necessárias para obter certificado ao fim do projeto, disponíveis no canal.
A iniciativa surgiu após a observação do corpo docente às dificuldades apresentadas pelos estudantes com as cadeiras de matemática introdutórias. O professor Pedro Manhães explica que o retorno têm sido positivo: “Temos tido retorno dos estudantes, que informam que foi útil para eles no sentido de suavizar a transição para a matemática do Ensino Superior vista no primeiro período”. Alguns desses estudantes, inclusive, participam como membros do projeto atualmente.
“A gente prepara quatro dias de aula com conteúdos e um dia de exercícios com a grande maioria do conteúdo de matemática que é esperado o aluno saber para entrar bem nos cursos da computação. Temos um grupo com mais de dez monitores e meios para ajudá-los com vários canais de comunicação diferentes”, acrescenta.
Com o reforço, espera-se que os estudantes tenham ferramentas para melhorar a experiência acadêmica, facilitando o desenvolvimento de uma visão crítica e individualizada sobre as lacunas existentes. O intuito é incentivar a capacidade de nivelamento com relação à metodologia matemático-formal ao longo do curso, da vida acadêmica e profissional.
Comentários desativados