O evento gratuito de palestras científicas ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro na UFPE e está com inscrições abertas
O professor Francisco Carvalho do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será chairman das palestras sobre Inteligência Artificial durante a 33ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento com palestras científicas de convidados nacionais e internacionais ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro de 2025 no Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG) na UFPE, campus Recife. A programação completa já está disponível e as inscrições gratuitas podem ser feitas através da Sympla.
As palestras sobre Inteligência Artificial presididas pelo docente do CIn-UFPE ocorrem na tarde da quinta-feira, 11 de setembro, a partir das 14h. Em um primeiro momento, Gil Marcio Avelino Silva do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES)/Petrobras (RJ), trará o tema “Impulsionando as Geociências com Inteligência Artificial e Tecnologias Fractais”. Em seguida, Luciano Garim Garcia da Universidade Vale do Rio dos Sinos (RS) apresenta a palestra “Machine learning on chemostratigraphy”.
A programação conta com outras sessões dedicadas a temas como “Mudanças climáticas e aquecimento global”, “Ciências da Saúde” e “Recursos nacionais e soberania nacional na Amazônia Azul”. Além de Conferências Magnas com renomados acadêmicos do Brasil, China e Estados Unidos.
O CIn-UFPE possui três membros titulares na Academia Brasileira de Ciências, são eles Francisco Carvalho, Teresa Ludermir e Augusto Sampaio. No dia anterior à 33ª Sessão Ordinária (10), o professor Nivan Ferreira do CIn-UFPE será diplomado como novo membro afiliado da ABC. O evento será realizado no mesmo local com início às 14h. Confira mais informações.
Também no dia 10 de setembro, às 14h15, André Carvalho, membro da ABC e docente da USP São Carlos, apresenta a palestra intitulada “Inteligência Artificial: Benefícios, Riscos e como está o Brasil”.
Sobre a ABC
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi criada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1916. Desde então, tem como objetivo representar a comunidade científica brasileira, nacional e internacionalmente, promovendo a mobilização da comunidade científica para que ela atue junto aos poderes nacionais, visando o avanço científico, tecnológico e incentivando a inovação no país.
Comentários desativados