Docente foi selecionada entre os brasileiros para integrar a delegação no evento que reúne jovens inovadores de países do BRICS
A professora Maíra Santana do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi selecionada para representar o Brasil no Fórum de Jovens Cientistas BRICS 2025 (BRICS Young Scientists Forum – YSF). O anúncio foi feito após processo de seleção conduzido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento será realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, em Brasília, reunindo jovens cientistas dos países que compõem o bloco.
A escolha da professora não se deu por projeto específico, mas sim pelo conjunto de sua trajetória acadêmica e científica. Entre as iniciativas destacadas estão o desenvolvimento de uma plataforma de apoio ao diagnóstico do câncer de mama, a criação de ferramentas validadas no SUS para diagnóstico da Covid-19 durante a pandemia, projetos de ensino de programação para meninas de escolas públicas em Itapetim, no Sertão pernambucano e a capacitação de profissionais de saúde e educação em ferramentas de Inteligência Artificial e Neurociências.
As ações estão alinhadas à categoria “Artificial Intelligence for Societal Solutions. How can emerging technologies improve the lives of citizens in BRICS countries?” do Fórum de Jovens Cientistas.
“Fiquei muito contente com a oportunidade de fazer parte da delegação brasileira nesse evento tão importante. Minha expectativa é que esse seja um momento rico de troca de experiências, oportunidades de colaborações com os países membros do BRICS e repleto de discussões e possibilidades de ações que contribuam para a democratização do acesso à inovação tecnológica e, principalmente, para o desenvolvimento social”, destacou a professora.
Sobre a professora – Doutora em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Maíra Santana é bacharel e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do CIn-UFPE, atua como pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE (DEBM/UFPE). É membro do Grupo de Pesquisa em Computação Biomédica (UPE+UFPE) e do Centro de Inovacão para Saúde Digital (CISDi, CIn/UFPE). Desenvolve pesquisas em áreas como Reconhecimento de Padrões e Processamento de Sinais, Inteligência Computacional e Computação Afetiva, com ênfase no apoio ao diagnóstico precoce do câncer de mama e em neurociência aplicada. É membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e do Eixo Computação Biomédica e Bioengenharia do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (iCEIS).
Comentários desativados