Convidado do WoSAR 2025, Paulo Maciel apresentará resultados de pesquisas com colaborações internacionais
O professor Paulo Maciel do Centro de Informática (CIn) da UFPE será keynote (palestrante de destaque) no WoSAR 2025, principal fórum internacional de debate sobre envelhecimento e rejuvenescimento de software. O evento ocorrerá no hotel Radisson Paulista na cidade de São Paulo (SP) entre os dias 21 e 24 de outubro e integra a programação da 36ª edição do IEEE International Symposium on Software Reliability Engineering, simpósio internacional do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O docente realizará a apresentação do tema “Modeling Time-to-Failure Distributions Across the Bathtub Spectrum Using Phase-Type Models”. A programação ocorre de forma presencial e as inscrições para participação estão encerradas. Confira mais informações no site do evento.
A palestra discute parte da pesquisa do MoDCS, grupo de pesquisa do CIn-UFPE coordenado por Paulo Maciel, que realiza trabalhos em desempenho, confiabilidade e disponibilidade de software e na ferramenta Mercury, desenvolvida no Centro. Durante sua fala, o professor conectará resultados de projetos financiados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de colaborações internacionais, à aplicação de modelos estatísticos de tempo de vida para orientar políticas de manutenção e rejuvenescimento em data centers, saúde, mobilidade elétrica, satélites, entre outros.
O principal objetivo da palestra será mostrar como prever o tempo até a falha de componentes e serviços usando modelos estatísticos chamados distribuições de fase (phase-type). Segundo Maciel, “em termos simples, são combinações de ‘tempos de vida’ básicos que reproduzem a chamada curva banheira: mais falhas no início, estabilidade no meio e desgaste no fim. A partir de dados reais, ajustamos o modelo e obtemos quando realizar manutenção/rejuvenescimento, vida útil remanescente e riscos”.
O WoSAR 2025 reúne academia e indústria para entender por que sistemas de longa execução se degradam ao longo do tempo e como minimizar esses efeitos por meio de estratégias de rejuvenescimento. Trazendo, assim, impacto direto em serviços críticos, custos operacionais e sustentabilidade. O público esperado é de pesquisadores e profissionais de Engenharia de Software, Site Reliability Engineering e DevOps (SRE/DevOps), confiabilidade, além de setores regulados (saúde, energia, transportes). Também estarão presentes estudantes de graduação e pós-graduação com interesse em qualidade e dependabilidade de software.
Sobre o professor — Graduado em Engenharia Eletrônica pela UPE, Paulo Maciel é mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Ciências da Computação pela UFPE. É professor titular do CIn-UFPE e bolsista de produtividade do CNPq classe 1A. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Avaliação de Desempenho, Confiabilidade e Disponibilidade e atuando principalmente nos seguintes temas: modelos estocásticos e avaliação de desempenho, confiabilidade e disponibilidade de sistemas. É líder do grupo de pesquisa MoDCS, que possui interesse em estudos sobre desempenho, confiabilidade, disponibilidade, dependência, planejamento de capacidade e modelos estocásticos, abrangendo áreas aplicadas como computação em nuvem, IoT, data centers sustentáveis, sistemas de comunicação e manufatura.
Comentários desativados