A lista reconhece pesquisadores de destaque pelo impacto global de suas produções acadêmicas a cada ano que passa
O Centro de Informática (CIn) da UFPE reafirma seu destaque no cenário científico internacional ao emplacar quatro de seus docentes na 8ª edição da prestigiada lista dos cientistas mais influentes do mundo. Elaborado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, a publicação intitulada “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” se baseia em dados da plataforma Scopus e avalia o impacto global de pesquisadores por meio de citações recebidas ao longo do ano de 2024.
Os professores do CIn-UFPE que se destacam na lista pelo impacto ao longo de toda a carreira são: Adriano Lorena Inacio de Oliveira, Francisco de Assis Tenorio de Carvalho, e Teresa Bernarda Ludermir. Já na categoria de influência ao longo do ano, voltada para contribuições de 2024, aparecem Adriano Lorena Inácio de Oliveira, Francisco de Assis Tenório de Carvalho, Kiev Santos da Gama e Teresa Bernarda Ludermir. A aparição de três professores do Centro em ambas as categorias evidencia que a busca pela contribuição para o desenvolvimento tecnológico continua como prioridade em suas trajetórias, a cada ano.
O levantamento utiliza como base o banco de dados Scopus, uma das maiores plataformas de indexação de artigos científicos do mundo. O estudo avalia o impacto das citações dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores, considerando indicadores como o c-score (com e sem autocitações), o índice h e métricas ajustadas de coautoria. A análise abrange mais de 22 áreas do conhecimento e 174 subcampos científicos, com uma lista composta por cerca de 220 mil cientistas, selecionados entre os mais citados em suas respectivas áreas, representando os 2% de maior destaque em termos de impacto acadêmico.
Esse reconhecimento consolida, mais uma vez, o papel do CIn-UFPE como um núcleo de progresso em tecnologia e inovação nacional e internacional, com seus docentes contribuindo significativamente para o avanço da ciência no mundo inteiro. Para mais detalhes sobre o estudo, clique aqui.
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