Teresa Ludermir foi eleita para a academia mundial de ciências com trajetória de impacto internacional

Na quarta-feira, 8 de outubro de 2025, a professora Teresa Ludermir do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi eleita como fellow da The World Academy of Science (TWAS). A conquista faz de Teresa a oitava docente da UFPE eleita e a primeira mulher da região Nordeste à integrar a divisão de Ciências e Tecnologias da Informação e de Dados da academia mundial de ciências. O principal critério de seleção é a excelência científica, o que torna a indicação restrita a cientistas que atingiram os mais altos padrões internacionais e fizeram contribuições significativas para o avanço da ciência. A docente será efetivada a partir do dia 1 de janeiro de 2026, junto à 62 novos membros, e uma cerimônia de posse será realizada na Conferência Geral da TWAS, prevista para 2027.

Pioneira em Inteligência Artificial (IA) no Brasil, Teresa Ludermir desenvolve pesquisas na área desde a década de 1980 com impacto internacional e reconhecimento por meio de diversas premiações. Ela destaca que a sua carreira sempre uniu investigação científica, formação de recursos humanos e impacto social em Inteligência Artificial — da modelagem e aprendizado de máquina à interpretabilidade, ética e segurança em IA. A eleição para a TWAS reafirma esse caminho: pesquisa rigorosa, colaboração aberta e compromisso com a formação de estudantes e jovens pesquisadores. É um estímulo para seguir desenvolvendo IA confiável, útil e alinhada às necessidades do Brasil, fortalecendo pontes entre academia, setor público e sociedade”.

A docente também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, que presta assessoria à presidência da república do Brasil. Além disso, coordena o Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA) e o Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, ambos sediados no CIn-UFPE.

A eleição para a TWAS, segundo Teresa Ludermir, tem um significado especial em sua trajetória: “é a confirmação de que é possível fazer ciência de ponta a partir do Recife, com impacto internacional. Ao mesmo tempo, encaro a honraria como responsabilidade: ampliar a visibilidade da nossa pesquisa, fomentar cooperação e contribuir para que a ciência brasileira e pernambucana siga relevante para os grandes desafios do país e do mundo”.
A partir disso, a professora se junta ao docente Francisco Carvalho do CIn-UFPE eleito em 2024 como Fellow da TWAS. Carvalho também faz parte da nova divisão de Ciências e Tecnologias da Informação e de Dados (inicialmente denominada Informação Quântica e Ciências da Computação), sendo efetivado e empossado em 2025.’

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00