Nesta edição, iniciativa foca em projetos voltados à segurança pública
O professor Cleber Zanchettin, docente titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, teve seu projeto aprovado no edital N°40/2024 do Cientista Arretado, iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE) e por intermédio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) que visa integrar pesquisadores e a gestão estadual para fortalecer a inovação na construção de políticas públicas.
Nesta edição, a demanda contempla o desenvolvimento de soluções inovadoras para a segurança pública do estado, que automatizem a identificação de padrões criminais recorrentes, conectando boletins de ocorrência aparentemente isolados, o que agilizará a instauração de inquéritos, otimizará recursos e ampliará a resolutividade das investigações criminais pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). “Nossa proposta é uma iniciativa de inovação que aplica inteligência artificial para fortalecer a investigação criminal em Pernambuco. O projeto cria uma plataforma tecnológica para identificar padrões recorrentes em ocorrências policiais e sugerir prioridades e próximos passos às equipes, acelerando a análise de casos e apoiando decisões com base em evidências”, explica o professor Cleber.
Desenvolvida em parceria entre o CIn-UFPE e a Polícia Civil de Pernambuco, a proposta será uma ferramenta de apoio aos profissionais. Dentre as funções desenvolvidas, estão a organização de informações, o apontamento de possíveis conexões entre ocorrências e a padronização de documentos de trabalho, poupando tempo às equipes. O projeto adota princípios de uso responsável de IA e proteção de dados (LGPD), com controles de acesso, registros de auditoria e diretrizes de transparência. Além disso, prevê a capacitação dos profissionais e indicadores de acompanhamento para garantir utilidade prática, segurança e qualidade.
O professor Cleber Zanchettin será o coordenador do projeto, que também contará com a participação do professor Flávio Santos (CIn) e do professor Byron Bezerra (UPE), além de pós-docs, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação do CIn. O professor comemora a conquista: “É uma satisfação muito grande poder ajudar Pernambuco a avançar em um tema tão sensível para a população como segurança pública e também ser mais um representante do CIn no Cientista Arretado de Pernambuco”, afirma.
Esta é a terceira vez que o Centro de Informática aprova um projeto no programa Cientista Arretado, reafirmando a relevância do CIn na área de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico.
Comentários desativados