Resultado preliminar da avaliação se refere ao período de 2021-2024

O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE manteve a nota máxima, conceito 7, no resultado preliminar da Avaliação Quadrienal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). O sistema avalia a qualidade da pós-graduação das instituições em todo o território nacional, além de servir como referência para a distribuição de bolsas e recursos de fomento à pesquisa. O resultado é referente ao período de 2021-2024.
Com nota máxima na avaliação desde 2017, o Programa de Pós-Graduação Acadêmico do CIn trabalha para a expansão de um ambiente de excelência e referência em ensino e pesquisa, com inserção nacional e internacional. Isso permite o avanço tecnológico em diversas áreas da Computação, reafirmando a contribuição significativa do Centro para a sociedade.
O Programa contempla nove áreas de concentração: Arquitetura de Computadores e Sistemas Digitais, Banco de Dados, Computação Inteligente, Engenharia da Computação, Engenharia de Software e Linguagens de Programação, Inteligência Computacional, Mídia e Interação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e Teoria da Computação. Todos os anos, o CIn forma profissionais que atuam em universidades conceituadas e em grandes empresas no Brasil e no mundo.
O Coordenador do Programa, Leopoldo Teixeira, destaca a importância do resultado: “A nota 7 na avaliação quadrienal da CAPES, a mais alta concedida a programas de pós-graduação no país, reafirma a excelência do ensino e da pesquisa desenvolvidos no CIn, assim como a maturidade e liderança acadêmica do programa. Esse reconhecimento evidencia a visibilidade nacional e internacional do CIn, e atesta a qualidade da formação oferecida, a atuação do nosso corpo docente e o impacto científico, tecnológico e social das atividades realizadas neste e em quadriênios anteriores”, afirma.
Sobre o CIn-UFPE
Com cinco décadas de história, o Centro de Informática (CIn) da UFPE é reconhecido como um dos principais polos de ensino e pesquisa em Computação na América Latina. Oferecendo quatro cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Inteligência Artificial – o CIn-UFPE recebe, anualmente, cerca de 350 novos alunos e já formou mais de 2.300 profissionais que atuam em nível nacional e internacional.
Todos os cursos do Centro figuram entre os cinco melhores do país, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2025. Além disso, o CIn é referência em inovação e empreendedorismo, sendo responsável pela formação de startups de tecnologia bem-sucedidas e pela colaboração com mais de 40 empresas, nacionais e internacionais, por meio de parcerias estratégicas.
Atuando como um agente transformador, o CIn-UFPE é pioneiro no fortalecimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, produtos e serviços para o mercado, além de formar líderes e profissionais qualificados para o setor.
Comentários desativados