Os familiares e responsáveis de estudantes com superdotação ou altas habilidades intelectuais devem inscrevê-los até o dia 28 de janeiro de 2026, os resultados serão divulgados até o dia 30 e a aula inaugural será realizada no dia 03 de fevereiro às 15 horas.
O Programa Supertalentos está com recrutamento aberto para estudantes de Ensino Fundamental II e Médio identificados com superdotação ou altas habilidades intelectuais. A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-PE) e AppCETech, empresa deep tech do Porto Digital. O objetivo é promover formação científica gratuita nas áreas de Ciências, Engenharia e Matemática (STEM), estimulando o crescimento das aptidões e competências dos participantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como alavancar as oportunidades de carreira dos alunos. Os familiares e responsáveis de estudantes que atendam aos requisitos podem inscrevê-los através de formulário até o dia 28 de janeiro de 2026. A seleção dependerá da avaliação do candidato, da demanda e contará com uma entrevista presencial ou remota. Mais informações estão disponíveis no site.
Os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades reais de pesquisa e desenvolvimento junto a pesquisadores de alto nível da UFPE, acompanhamento psicopedagógico direto da equipe do SENAC-PE e treinamentos e supervisão geral da equipe da AppCETech, em 1 aula semanal presencial. Todos os selecionados serão considerados para bolsas de 12 meses de duração. Alunos de baixa renda receberão apoio de equipamento pessoal de informática, transporte e outros elementos em função de necessidade socioeconômica e disponibilidade de recursos.
Em sua primeira rodada, o Supertalentos terá atividades orientadas pelo Laboratório de Nanotecnologia da UFPE, envolvendo o estudo da alga marinha Padina Pavonica, buscando o desenvolvimento de potenciais corantes industriais, suplementos alimentares e/ou medicamentos a partir de análises moleculares e atômicas. Serão seguidas todas as diretrizes éticas pertinentes, inclusive quanto a condições de segurança e acompanhamento psicopedagógico dos participantes, bem como garantias de privacidade.
A UFPE integra o projeto enquanto parceira estratégica na criação e na concepção do projeto. O professor Paulo Adeodato do Centro de Informática (CIn) da UFPE, base tecnológica do Programa, ressalta que a universidade já é agente de desenvolvimento e geração de riqueza para o Estado de Pernambuco e, através de iniciativas como o Programa Supertalentos, pode fixar e reter os talentos e a riqueza patrimonial gerados.
Como resultado, é esperado que os egressos do Programa possam não apenas receber o suporte educacional de que precisam para poder atender às suas necessidades específicas e desenvolver suas altas capacidades. Mas também, receber acolhimento, treinamento e apoio que os ajudem a percorrer carreiras de sucesso em STEM, beneficiando a si mesmos e à sociedade. Trazendo a formação e a competência que os ajudem a fortalecer a sociedade pernambucana, por meio do empreendedorismo científico e tecnológico inovador.
Integram a equipe responsável pelo Programa: Prof. Paulo Adeodato (CIn-UFPE), Prof. Severino Alves Júnior (Departamento de Química da UFPE), Prof. Bruno Campello de Souza (Departamento de Ciências Administrativas da UFPE) e Starch Souza (AppCETech), com a colaboração de pesquisadores, professores e voluntários de todas as instituições.
Comentários desativados