Pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas apresenta tecnologias de visualização multimodal para tornar mais preciso e seguro o planejamento de cirurgias cerebrais
O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe, no dia 1º de abril, a professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, Wu Shin-Ting, com a palestra “Interagir com o Invisível: Visualização Multimodal Interativa com GPUs no Planejamento de Neurocirurgias”. O encontro acontece das 10h às 12h, no anfiteatro do CIn, sem necessidade de inscrição prévia para participar.
A atividade integra a agenda de seminários de pesquisa do CIn e propõe uma discussão sobre como técnicas avançadas de computação gráfica têm sido aplicadas na área da saúde, especialmente no planejamento de cirurgias cerebrais. Em casos em que tumores ou malformações estão próximos a áreas responsáveis por funções essenciais, como linguagem e movimento, a precisão na análise é decisiva para reduzir riscos ao paciente.
Durante a palestra, a pesquisadora deve abordar o uso de visualização multimodal, que combina diferentes tipos de exames médicos, para permitir uma leitura mais completa das estruturas cerebrais. A proposta envolve integrar dados de ressonância magnética, mapeamento de fibras neurais e informações funcionais do cérebro em um único ambiente interativo.
Um dos destaques é o uso de GPUs, que são chips especializados em processar gráficos e imagens com alta velocidade, para acelerar esse processo. Com isso, torna-se possível explorar, em tempo real, volumes complexos de dados médicos, facilitando a compreensão das relações espaciais entre lesões e regiões sensíveis do cérebro.
Sobre a professora – Wu Shin-Ting é Professora Associada da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (1984) e doutorado em Informatik pela Technische Hochschule Darmstadt (1991). Atua nas áreas de computação gráfica e visualização científica, com ênfase em modelagem geométrica, técnicas de interação tridimensional, interfaces baseadas no paradigma WIMP (window, icon, menu, pointing device) e exploração visual de dados.
Comentários desativados