Pesquisador é citado desde 2016 e permanece na classificação mais recente do The World University Rankings, divulgada em 30 de setembro

O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Ruy de Queiroz, permanece entre os ex-alunos de destaque da instituição mencionados pelo Times Higher Education – The World University Rankings 2027. A classificação mais recente foi divulgada na quarta-feira, 30 de setembro de 2026, e mantém a citação do docente, presente na publicação desde 2016, totalizando 10 anos.

Na página dedicada à Universidade Federal de Pernambuco, o periódico britânico destaca alguns dos ex-alunos famosos da instituição. Entre os nomes mencionados estão o ator Irandhir Santos, o matemático e professor do CIn-UFPE Ruy de Queiroz e o político Christovam Buarque. A publicação reconhece, assim, a trajetória de profissionais formados pela UFPE em diferentes áreas de atuação.

Sobre o Times Higher Education – O Times Higher Education é um periódico britânico especializado em ensino superior e responsável pela publicação do The World University Rankings, uma das classificações internacionais que acompanham instituições de ensino superior de diferentes países. 

Sobre Ruy de Queiroz – Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Ruy de Queiroz ofereceu uma reformulação da teoria dos tipos de Martin-Löf baseada numa nova leitura do conceito ‘significado é uso’ de Wittgenstein. Recentemente, novas evidências extraídas do Nachlass (escritos póstumos) de Wittgenstein disponibilizados para acesso de busca e leitura pela Universidade de Bergen (Noruega) reforçam as bases para as conexões entre lógica, teoria da computação e teoria da homotopia propostas pelo Professor Ruy. O professor dispõe de mestrado em Ciência da Computação no CIn-UFPE e doutorado pelo Imperial College, localizado em Londres, no Reino Unido.

Mais recentemente, os desdobramentos do livro “The Functional Interpretation of Logical Deduction” (publicado em 2011, em co-autoria com a Profa. Anjolina G. de Oliveira e Dov Gabbay) juntamente com a tese do ex-aluno de doutorado Arthur Ramos (Microsoft) deram origem ao livro Computational Paths: The Calculus of Equality (College Publications, 2026), de autoria de Arthur, Ruy, Anjolina e Dov Gabbay. Trata-se de uma abordagem à questão fundamental sobre quando duas derivações ou termos na lógica formal e na teoria dos tipos são iguais. Sintetizando ideias da teoria dos tipos de Martin-Löf, do isomorfismo de Curry-Howard e da teoria das categorias de dimensões superiores, o livro desenvolve um arcabouço geométrico no qual operações sobre provas, como a concatenação e a inversão de caminhos, espelham diretamente noções topológicas e homotópicas, conectando a dedução formal, a reescrita algébrica e a teoria dos tipos homotópicos.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00