O primeiro plano para a criação do Centro de Informática da UFPE, dentro do padrão que ele é hoje, nasceu no antigo Departamento de Estatística e Informática. Foi elaborado em 1985 e idealizado para ser um centro de referência e excelência em Informática da América Latina 15 anos antes dele existir de fato, em meio a um momento no qual não se fazia planos de longo prazo no Brasil dadas as condições econômicas da época. Os idealizadores desse plano tinham como premissa básica a inovação e isso fez com que a UFPE se tornasse a instituição pioneira no Brasil no ensino da programação orientada a objeto, dos jogos digitais e do empreendedorismo, além de uma das primeiras universidades brasileiras a ensinar inteligência artificial.
O CIn-UFPE foi finalmente consolidado como centro de referência em 2000 depois da elaboração da última reforma curricular. O Centro foi se desenvolvendo, ampliando sua infraestrutura, seus cursos de graduação e pós-graduação, firmando acordos de empreendedorismo e cooperações com universidades nacionais e internacionais, reforçando, assim, sua reputação de seriedade e capacidade de inovação constante. Isso tudo com um olhar sempre atento às necessidades concretas das pessoas e das empresas em seu cotidiano. O Centro foi crescendo e formando pessoas para viver no aqui e agora, para conversar e entender os outros e encontrar soluções na área de Informática.
Para que tudo isso acontecesse, entretanto, muitos fatos foram desencadeados bem antes do plano de 1985. Depois dessa época, outros eventos também ocorreram e a linha cronológica a seguir apresenta o caminho que foi percorrido para que o CIn-UFPE chegasse ao que é hoje.
Conheça as pessoas que passaram pelo CIn
Projeto
O Projeto Memória CIn resgata memórias através de relatos e depoimentos de pessoas que fazem parte da história do Centro de Informática da UFPE, desde a sua fundação.
Galeria
Livros publicados
Apontamentos para a história do Centro de Informática da UFPE: o professor Agamemnon Lopes usa sua experiência e faz um resgate de 40 anos de memórias sobre a trajetória da informática na UFPE e a história da criação do Departamento de Informática, que mais tarde se tornaria o atual CIn.
Memória CIn-UFPE: a jornalista Júlia Nogueira de Almeida reuniu depoimentos de 21 nomes fundamentais para o desenvolvimento do Centro de Informática da UFPE e resgata a trajetória de uma instituição de excelência desde sua criação até os dias atuais, mostrando o entrelaçamentos de relatos, lembranças, afetos e curiosidades do CIn.
Leia os livros na íntegra:
Linha do tempo
Confira alguns marcos importantes da história do Centro de Informática da UFPE