A pesquisa será realizada durante cinco anos e busca implementar mais segurança no desenvolvimento e uso de Inteligência Artificial (IA)

Paulo Freitas, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi um dos 20 pesquisadores brasileiros contemplados na 7ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira. O resultado divulgado no dia 26 de junho de 2024 contempla cientistas em início de carreira com valores de R$ 200 mil a R$ 700 mil, que serão utilizados ao longo de cinco anos em projetos relevantes. No CIn, o docente desenvolverá a pesquisa “As redes neurais podem ser seguras e robustas por design, de modo que sejam seguras para uso?”.

O foco da proposta é tornar o uso de inteligência artificial mais seguro desde a concepção das redes neurais, ou seja, desde os métodos utilizados para que a IA aprenda a processar dados. Com isso, o professor pretende “modificar e propor uma nova estratégia de redes neurais, em que consigamos desde a sua concepção e formalismo matemático tentar promover a segurança com garantias de estabilidade e robustez, tornando o uso de IA mais seguro”.

A aprovação na chamada pública do Instituto Serrapilheira, segundo Paulo Freitas, é muito importante para o desenvolvimento do projeto. Trazendo, em primeiro momento, o reconhecimento da relevância da pesquisa, uma vez que foram apenas 20 selecionados de todo o país nas ciências naturais (ciências da vida, física, geociências e química), matemática e ciência da computação. Junto a isso, o financiamento de pesquisa permitirá a remuneração de bolsistas, alunos de pós-graduação e graduação que atuarão no desenvolvimento do projeto, além de cobrir custos com equipamentos e traslados.

Sobre o professor – Paulo Freitas de Araújo Filho é engenheiro eletrônico e mestre em Ciência da Computação pela (UFPE), doutor em Ciência da Computação pela UFPE e também doutor em Engenharia Elétrica pela École de Technologie Supérieure (ÉTS, Canadá). Desde 2023, atua como docente do CIn-UFPE. Foi premiado com a melhor tese de doutorado brasileira de 2023 na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos através do Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2024. Seus principais interesses de pesquisa são em cibersegurança, sistemas de detecção de intrusão, inteligência artificial, deep learning, ataques adversariais e objetos conectados.