Apresentações ocorrem no próximo dia 25 às 15h e dia 30 de julho, às 13h

Estudantes da disciplina de Criatividade Computacional do Centro de Informática (CIn) da UFPE apresentarão 10 projetos inovadores com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Generativa em evento aberto ao público no Anfiteatro do CIn-UFPE. O evento será realizado em dois dias, 25 de julho, a partir das 15h, e 30 de julho, a partir das 13h. A atividade faz parte da conclusão da eletiva cursada por alunos das graduações em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

Os mais de 60 alunos que concluem a disciplina no semestre 2024.1 desenvolveram ferramentas de IAs generativas com os conhecimentos adquiridos na disciplina, a partir da utilização da Inteligência Artificial como instrumento criativo. Os projetos desenvolvidos incluem uma variedade de ferramentas inovadoras, como um gerador de vídeos, que transforma histórias em quadrinhos em animações, e um gerador de podcasts com notícias comentadas por locutores com personalidades específicas, que oferece uma nova abordagem para o consumo de notícias. Há também um agregador de notícias, que centraliza informações de diversas fontes e apresenta o conteúdo em formato de podcast. E um gerador de questões de provas, que facilita a criação de avaliações.

O professor Filipe Calegario afirma que “este é um momento de grande importância para os alunos, que terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades e criatividade, bem como para a comunidade acadêmica e o público em geral, que poderão conhecer e interagir com as mais recentes inovações em IA generativa”.

Serviço

Evento: Apresentações dos Projetos Finais da Disciplina de Criatividade Computacional com IA Generativa
Datas: Quinta-feira, 25 de julho de 2024, às 15h, e Terça-feira, 30 de julho de 2024, às 13h
Local: Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE