Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 640

Aluno: Vitor Belarmino Rolim
Orientador: Prof. Rafael Dueire Lins
Coorientador: Prof. Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE)
Título: Análise Automatizada de Discussões Online Baseada no Framework de Comunidade de Investigação: Classificação da Presença Cognitiva com Técnicas de Processamento de Linguagem Natural
Data: 03/09/2024
Hora/Local: 15h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)

Prof. Adenilton José da Silva (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos (UFAL / Faculdade de Medicina)
Prof. Péricles Barbosa Cunha de Miranda (UFRPE / Departamento de Computação)
Profa. Elaine Harada Teixeira de Oliveira (UFAM / Instituto de Computação)

RESUMO:

Com o estabelecimento do ensino a distância como modelo educacional, diversas ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de proporcionar uma experiência de ensino semelhante à do ensino presencial. Entre essas ferramentas, destacam-se os fóruns de discussão, que oferecem aos alunos um
ambiente para construção de conhecimento, interação social e compartilhamento de informações. Técnicas de aprendizagem de máquina também vêm sendo empregadas para fornecer classificações dos níveis de desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, baseadas nas interações ocorridas nos fóruns educacionais. A criação desses classificadores depende de diversos aspectos (características) para aumentar a acurácia dos modelos treinados; contudo, esses modelos são altamente dependentes da quantidade e qualidade dos dados anotados no conjunto de treinamento. A anotação desses dados é um trabalho intensivo que depende de vários especialistas de domínio e, além disso, há uma escassez de dados devido à dificuldade de aquisição em larga escala de dados educacionais. Este trabalho investiga a aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina para a análise automatizada de discussões online em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando o modelo Comunidade de Investigação (CoI). Explora-se a viabilidade de métodos automáticos para a identificação da presença cognitiva em fóruns de discussão, visando entender e otimizar a construção de conhecimento em contextos educacionais à distância. Foram
utilizados diferentes modelos de aprendizado de máquina, incluindo Random Forest, XGBoost, MLP, além de abordagens de aumento de dados com BERT e GPT-4 para lidar com o desbalanceamento das categorias da presença cognitiva. As características textuais foram extraídas utilizando ferramentas como LIWC, Coh-Metrix e análise de redes sociais (SNA), proporcionando uma representação abrangente das interações e conteúdos discutidos, além de modelos de linguagem focados em codificação, como o DeBERTa. Os resultados mostram que a combinação de técnicas de aprendizado ativo tem grande potencial para o problema abordado, considerando a limitação de dados na área educacional, especialmente em relação aos dados anotados. Conseguimos atingir um coeficiente de Cohen’s Kappa de 0.43 e uma acurácia de 0.60 com aprendizado ativo utilizando Random Forest sem aumentação de dados. Esta pesquisa contribui para o avanço das metodologias de análise automatizada em ambientes de aprendizagem online, abrindo possibilidades para a utilização das técnicas desenvolvidas no monitoramento e apoio ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, promovendo uma melhor experiência de aprendizagem no ensino à distância.

Palavras-chave: Comunidade de Investigação, Análise de Fóruns Online, Aprendizagem de Máquina, Learning Analytics

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