Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 641

Aluno: Jackson Raniel Florencio da Silva
Orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia
Título: Interoperabilidade: uma teoria fundamentada em dados
Data: 04/09/2024
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Leopoldo Motta Teixeira (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO / Departamento de Informática Aplicada)
Prof. Filipe Santana da Silva (UFPE / Departamento de Engenharia Biomédica
Prof. Rafael Prikladnicki  (PUC -RS / Departamento de Fundamentos da Computação)
Prof. Igor Scaliante Wiese (UTFPR / Campus Campo Mourão)

RESUMO:

O compartilhamento de insumos de trabalho já foi diversas vezes motivador de soluções tecnológicas. Na era atual, a informação figura como um desses insumos e é parte motivadora da busca por integração ou interoperabilidade de sistemas. A literatura aponta soluções fundamentalmente tecnológicas e recai em problemas de entendimento conceitual, evidenciando a carência de descrições contemporâneas do fenômeno da interoperabilidade. Além das inquietações conceituais, novos métodos de engenharia de software devem incluir uma noção sociotécnica do contexto e buscar compreender semanticamente as mensagens trocadas dentro do sistema. Esses elementos são conceitos sensibilizadores, de que não é possível definir a interoperabilidade partindo de soluções que se propõem afazê-la, uma vez que são muito específicas de um contexto e incompatíveis entre si. Portanto, existe uma lacuna referente ao significado de interoperabilidade do ponto de vista do que as pessoas esperam, desejam, idealizam e necessitam. Diante do exposto, essa Tese tem o objetivo de formular, uma teoria de interoperabilidade de bases sociotécnicas, que possa servir como explicação para interoperabilidade em sistemas atuais e como fonte de referência para sistemas nos quais deseja-se que a capacidade de interoperar seja desenvolvida. Com o objetivo voltado para a construção e testes de teorias e fazendo uso de dados empíricos como material de análise, essa pesquisa classifica-se como uma pesquisa básica. Essa finalidade de resposta a uma pergunta conceitual, torna o problema adequado a uma pesquisa exploratória e explicativa quanto aos fins. A abordagem metodológica escolhida é multi método, ocorrendo o uso de métodos bibliométricos para o delineamento amostral e para a produção de insumos de referência para a análise qualitativa. O método qualitativo utilizado é o da teoria fundamenta em dados. Dentre os resultados alcançados, pode-se destacar a interdisciplinaridade da pesquisa sobre interoperabilidade, a confirmação da defasagem dos conceitos e que a proposição de soluções com interoperabilidade não se fundamenta explicitamente em conceitos presentes na literatura. Também, foi possível alcançar uma teoria fundamentada em dados para defender que a interoperabilidade é a qualidade observável, caracterizada por um conjunto de possibilidades de interoperações que suporta uma atividade institucional ou produtiva, dentro de um conjunto intra-operável de entes interoperáveis.

Palavras-chave: Interoperabilidade, Teoria Fundamentada em Dados, Sistemas