Convenção ocorreu na Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata, entre os dias 4 e 8 de setembro
A participação do Centro de Informática (CIn) da UFPE na Campus Party Nordeste (CPNordeste) reforçou mais uma vez o protagonismo do Centro de Informática no cenário de tecnologia da informação. Durante os cinco dias de evento, diferentes equipes compostas por membros da comunidade discente do CIn-UFPE participaram dos hackathons promovidos na convenção, acumulando diversas consagrações e premiações em dinheiro.
Entre as competições, a comunidade do CIn teve um desempenho excepcional no “Garagemthon”, promovido pela Garagem Unilever, onde três equipes compostas por alunos do Centro participaram, e duas delas integraram o pódio. Na ocasião, as equipes participantes precisaram desenvolver soluções inovadoras para o varejo indireto no Nordeste do Brasil, objetivando otimizar o registro e gestão de estoques na ausência de tecnologias desenvolvidas, bem como o gerenciamento desses estabelecimentos. A solução Parêa, desenvolvida pela única equipe inteiramente feminina a competir na modalidade, conseguiu atrair um investidor em seu pitch final, tornando-se uma startup com um potencial cliente desde o momento de sua elaboração e destacando-se como a única a conseguir o feito na competição. As equipes que finalizaram em primeiro e segundo lugar levaram para casa, respectivamente, os prêmios de 15 mil e 10 mil reais.
Já na competição promovida pelos Correios, a equipe composta por três estudantes do CIn-UFPE e dois estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Uninassau precisou elaborar uma solução para o problema “como aumentar a eficiência dos atendimentos diários nas agências dos Correios por meio da tecnologia?”, proposto pela empresa. Em resposta, o time conquistou o segundo lugar do hackathon com o jAIminho, elaborado para aplicar um chatbot a partir do uso de Inteligência Artificial generativa, um dashboard para tomada de decisão e previsão, além de um sistema de gamificação para incentivar os funcionários sobre a passagem de conhecimento. A equipe foi premiada com o valor de 6 mil reais pelo seu desempenho.
No Hackathon do Governo de Pernambuco, estudantes da Apple Developer Academy UFPE, incluindo membros do CIn-UFPE, conquistaram o primeiro lugar com o projeto Pernambucana, um aplicativo personalizável que apresenta de forma intuitiva todos os serviços oferecidos à mulher pelo Governo do Estado. A plataforma foi desenvolvida como solução para o problema “Centralização de Serviços para Mulheres em Pernambuco: como podemos centralizar todos os serviços disponíveis para mulheres em Pernambuco em uma única plataforma acessível?” e rendeu a equipe vencedora o prêmio de 5 mil reais.
Na competição da Lideri Telecom, a equipe composta por desenvolvedores estudantes de Engenharia da Computação no Centro de Informática desenvolveu um chatbot com IA e uma nova API para otimizar o atendimento ao consumidor para clientes da internet e potenciais compradores. O segundo lugar rendeu ao grupo a premiação em dinheiro de mil e quinhentos reais.
Um grande parabéns para os estudantes do Centro de Informática:
- Álvaro Brandão Neto
- Ana Carla Guerra
- Analía E Camelô
- Bárbara Vaz Ferreira
- Bruno Estandislau Lins de Carvalho
- Fernanda Pascoal
- Gabriella Graciano de Souza
- Gustavo Henrique Lima
- João Victor Grangeiro
- João Vitor Mergulhão
- José Ronaldo de Souza Silva
- Luís Vinicius Laureano
- Maria Amélia Barros Mota
- Maria Carolina Berrafato
- Matheus Henrique Menezes da Silva
- Paulo Viana de Araújo
- Tiago Henrique Oliveira Bello
Bem como os demais integrantes da comunidade CIn e de outras instituições, que fizeram a participação do Centro na CPNordeste ser um símbolo de liderança e referência.
Comentários desativados